Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Agricultores no Tarrafal participam de workshop sobre agricultura sustentável e valor acrescentado

Cidade do Tarrafal, 15 Jul (Inforpress) – Agricultores do Tarrafal participaram hoje de um workshop sobre agricultura sustentável e de valor acrescentado, organizado pela Câmara Municipal do Tarrafal e pela Unidade Técnica Regional do Programa de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER) de São Nicolau.

Em declarações à Inforpress no âmbito do workshop, Dircelena Cabral, vereadora do pelouro de agricultura e ambiente, adiantou que o objectivo é alavancar o sector agrícola no município, principalmente com a implementação de novas técnicas de produção.

“Queremos alavancar a agricultura no município do Tarrafal, por isso reunimos os agricultores para receberem informações sobre técnicas de produção e também sensibilizá-los e gerar uma mudança de mentalidades”, afirmou.

Dircelena Cabral disse ainda que querem criar meios para que os agricultores possam fazer o escoamento dos seus produtos para fora da ilha.

“É necessário criar dinâmicas de escoamento dos produtos agrícolas tanto no mercado local, como para fora da ilha”, realçou.

Também em entrevista à Inforpress, o agricultor Emitério Felisberto, realçou a importância da actividade para o melhor funcionamento do sector da agricultura, devido às diversas informações transmitidas.

“Esta formação foi essencial porque houve uma sensibilização para mudar a mentalidade dos agricultores para a forma de utilizar a água, produtos biológicos e diversas outras informações do nosso interesse”, adiantou.

O agricultor José Almeida, também salientou os benefícios que poderão ter com a actividade, na medida em que as informações transmitidas são essenciais para o desenvolvimento da agricultura.

“É extremamente importante para nós agricultores, além de trazer conhecimento foi possível ter contacto com outros agricultores e assim trocar experiências sobre as preocupações que enfrentamos”, acrescentou.

Josefa Rodrigues, que também pratica a agricultura, salientou que foi uma forma de adquirirem mais conhecimento para assim melhorar a sua actividade e ter mais rendimentos.

“Para mim foi um privilégio, tinha alguns conhecimentos mas acabei por aprender mais e fiquei mais motivada para investir e desenvolver a minha actividade e obter mais rendimento”, reforçou.

A actividade contou com a exposição de temas como a adaptação às mudanças climáticas, a agroecologia, o uso eficiente da água, o papel das instituições no desenvolvimento das cadeias de valor, a organização dos pequenos agricultores e, ainda, o apoio dos serviços financeiros na agricultura.

Sob o lema “capacitar, investir em tecnologias para o crescimento da agricultura no município do Tarrafal”, a iniciativa teve como finalidade alavancar o potencial agrícola no município e criar dinâmicas produtivas locais, através da capacitação e investimento nas tecnologias de mobilização de água e micro irrigação.

LS/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos