Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Nicolau: Agricultores de Praia Branca querem aumentar produção com prática de agroecologia

Tarrafal de São Nicolau, 15 Mai (Inforpress) – Os pequenos agricultores da localidade da Praia Branca, que praticam a agricultura em pequena escala para o consumo, querem aumentar a produção e atacar o mercado interno e externo, com produtos biológicos através da prática da agroecologia.

Em entrevista à Inforpress, José Romário Francez, gestor da Unidade Técnica do POSER (Programa de Oportunidades Socioeconómica Rurais) em São Nicolau, avançou que os agricultores da localidade de Praia Branca procuraram apoio técnico do POSER e da Câmara Municipal do Tarrafal, para assessorar este processo de organização.

“Os agricultores querem aumentar a sua produção e atingir não só o mercado local como também o mercado externo e para aumentar a escala de produção e poder de negociação, pretendem organizar de melhor forma este processo”, realçou.

Do grupo que pretende organizar a sua produção e apostar na agroecologia, constam 39 agricultores do perímetro de “Thanzona”, que alegam acumular produtos em casa que não conseguem escoar devido à saturação do mercado local.

“Tenho armazenado em casa 292 quilos (kg) de batata comum e 80 Kg de cebolas e não consigo vender estes produtos”, afirmou o agricultor Joaquim Spencer.

Na mesma situação, está a agricultora Josefa Soares que tem diversos produtos armazenados.

“Produzi cenoura, repolho e batata comum e tive que dar aos porcos porque não consegui vender tudo e começaram a estragar”, realçou.

Uma outra agricultora, Ana Ramos também disse que é habitual ficar com prejuízos devido aos produtos que estragam.

“É comum os meus produtos estragarem devido a dificuldade que tenho em vende-los”, salientou.

Com o apoio técnico do programa POSER em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal, os agricultores irão organizar o seu processo de produção com a aposta em produtos biológicos com a prática da agroecologia.

LS/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos