Calheta, 01 Ago (Inforpress) – A Região Sanitária Santiago Norte realizou hoje a marcha de sensibilização sob o lema “Amamentação: a Base para a Vida”, no Município de São Miguel, para sensibilizar a comunidade sobre a importância da amamentação.
Este evento realizado hoje para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, contou com a presença de todos os responsáveis dos serviços de saúde reprodutiva descentralizados, técnicos de saúde e municípios.
A coordenadora do programa de aleitamento materno de Santiago norte, Áurea Fernandes, justificou a escolha do lema “Amamentação: a Base para a Vida” por ser o leite materno “muito importante” e “a base de uma vida saudável mais tarde”.
“Esta marcha de sensibilização tem como meta alertar às mães da região sobre a importância da amamentação, uma vez que a maioria alega que não completa a amamentação do filho, porque, após o parto, têm que assumir múltiplos afazeres do dia-a-dia”.
Acrescentou a mesma fonte que, além da marcha vão promover palestras, durante sete dias em toda a região, passando informações sobre a importância da amamentação, tanto para a mãe como para o bebé.
A coordenadora do programa de aleitamento materno de Santiago norte lembrou também que, durante o período de amamentação, as mães devem redobrar os cuidados com a sua própria alimentação, para manter a sua saúde e a do filho. Devem amamentar os bebés apenas com o aleitamento materno, até aos 6 meses de idade, acrescentou.
Durante a marcha fizeram distribuição de cartazes, camisolas e folhetos alusivos ao lema amamentação.
CL/ZS
Inforpress/Fim