Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Miguel: Localidades de Gongon e Mato Dentu vão ter energia eléctrica ainda este ano – presidente da câmara

Calheta, 09 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, garantiu que as localidades de Gongon e Mato Dentu desse município do interior de Santiago vão ter energia eléctrica ainda este ano.

O autarca micaelense deu esta garantia após ter visitado essas duas localidades, que ainda estão sem cobertura da rede eléctrica, na companhia do ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

Segundo o presidente da câmara, com chegada da energia eléctrica a essas duas localidades o município vai estar electrificado a 100 por cento (%).

Na ocasião, manifestou a intenção da edilidade em trabalhar com o Governo para que alguns perímetros agrícolas, mormente Calhetona e Canto Grande possam beneficiar de investimentos na energia eléctrica, visando criar melhores condições para que os produtores.

Se tal acontecer, o presidente da câmara disse acreditar que esses operadores económicos vão conseguir expandir as suas actividades e ainda garantir mais emprego para as famílias desse município.

Por seu turno, o ministro Alexandre Monteiro, que lembrou que São Miguel tem uma taxa de penetração de acima dos 95% de acesso à energia, assegurou que o Governo já tem um projecto de electrificação para as localidades de Gongon e Mato Dentu, num sistema de micro rede renovável.

Relativamente às zonas com actividades económicas, a mesma fonte informou que já têm um levantamento, cujo projecto está preparado, estando, de momento, na fase de discussão com a edilidade e a concessionária Electra para que possam fazer chegar a energia não só para a população, mas também para os empreendimentos económicos.

“São Miguel é um concelho com uma boa infra-estrutura energética, mas o desafio que temos agora é o de qualificação da energia, ou seja, fazer chegar a energia de forma mais eficiente e com menos custos também aos empreendimentos económicos e industriais”, vincou o governante.

Durante a sua estada em São Miguel, o ministro Alexandre Monteiro visitou ainda algumas empresas sediadas nesse concelho do interior de Santiago.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos