Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Miguel: Indemnizações dos terrenos de Bacio vão ser pagas esta sexta-feira – edilidade

Calheta, 20 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Miguel assinou com a Tâmega Energy SA um contrato de antecipação da renda no valor de 10 mil contos para pagar indemnizações às famílias que fazem uso da propriedade de bacio.

A informação foi avançada pela Câmara Municipal de São Miguel que manifestou a sua “grande satisfação” por poder compensar essas famílias que, embora não tenham a posse reconhecida da propriedade, vinham usando-a para as suas actividades.

Daí que, a mesma fonte entende ser “justa” uma compensação a essas 80 famílias.

“A central fotovoltaica é um investimento que vai trazer empregos qualificados, mais riqueza para o concelho e vai criar uma grande centralidade no domínio das energias renováveis aqui no concelho de São Miguel” afirmou o autarca micaelense, Herménio Fernandes, que elegeu esta obra como um dos “grandes investimentos” para 2020.

Tal investimento, segundo o executivo camarário, vai ter impacto no mercado local, com realce para a criação de oportunidades de emprego em vários sectores, nomeadamente, na construção civil, na micromecânica, nos serviços de segurança e limpeza, na manutenção industrial e na restauração.

O Governo acredita que a criação da central fotovoltaica terá “importante impacto” na dinamização do emprego no município de São Miguel, tanto na fase da construção como na de instalação, com previsão de criação de 100 empregos.

As obras da considerada “maior central fotovoltaica de Cabo Verde” na localidade de Bacio num investimento de 10 milhões de euros, conforme informações avançadas deverão arrancar ainda em Fevereiro.

Recorde-se que a assinatura do contrato de implementação para a construção e exploração da central fotovoltaica de 10 megawatts (MW) foi rubricada em Junho de 2019 pelo Governo e pela empresa Tâmega Energy SA.

O acto público de pagamento das indemnizações às famílias que fazem uso das propriedades de Bacio, está agendado para as 10:00, desta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Miguel.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos