Calheta, São Miguel, 08 Dez (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) lança, quinta-feira, 09, em São Miguel, a quarta edição do concurso nacional “Contos Igualdade de Género”.
Em nota de imprensa, a instituição explica que este concurso surge no âmbito da “transversalização” da igualdade de género, com o intuito de incentivar os estudantes do secundário a conhecerem, reflectirem e a agirem em prol da igualdade.
E tendo em conta que a igualdade de género é considerada como sendo uma questão de direitos humanos, o ICIEG entende que é fundamental que os estudantes apropriem desses direitos e sejam actores da mudança social que se quer.
O concurso abrange todos os liceus e escolas de formação profissional de Cabo Verde, para jovens com até 21 anos de idade, e visa aumentar o engajamento e o nível de conhecimentos dos alunos sobre questões que têm a ver com a igualdade de género.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa que tem sido sempre lançada em escolas diferentes tem possibilitado sensibilizar os estudantes sobre a temática e tem dado oportunidade a estudantes com talento para a escrita e que veem neste concurso uma oportunidade demonstrar as suas habilidades.
O ICIEG assegura que os prémios para os três primeiros classificados do concurso manter-se-ão na mesma linha que nas outras edições, ou seja, os vencedores serão contemplados com um portátil para o primeiro lugar, um tablet para o segundo e um telemóvel digital para o terceiro, e os restantes participantes receberão um prémio de participação.
O concurso “Contos Igualdade de Género” é fruto de uma parceria do ICIEG com a Unitel T+ e visa promover o conhecimento e a mudança de comportamentos para uma sociedade pró-igualdade junto dos jovens de Cabo Verde.
A cerimónia de lançamento do concurso acontece na Escola Secundária de São Miguel, e conta a presença da secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro.
FM/JMV
Inforpress/Fim