Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Miguel: Governo e edilidade reconhecem que PRRA tem contribuído para o desenvolvimento do município (c/áudio)

Calheta, 14 Dez (Inforpress) – O Governo e a edilidade micaelense reconheceram hoje que o Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade (PRRA) tem contribuído para o desenvolvimento de São Miguel e transformado os bairros desse município do interior de Santiago.

A ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, falavam no final do II Fórum da Cidade, que juntou ‘experts’ e a sociedade civil, para debater e aprofundar temas, projectos, comportamentos e acções que impactam no desenvolvimento desse município.

Segundo a ministra, São Miguel tem recebido do Governo investimentos no âmbito do PRRA, que “têm traduzido claramente numa melhoria” na requalificação urbana, reabilitação e acessibilidade de todo o território desse concelho.

Lembrou que este programa do Governo está em outros municípios e ilhas a transformar as cidades e espaços urbanos, e ainda a valorizar todo o território.

Entretanto, Eunice Silva admitiu que ainda há muitos desafios pela frente, mas, reiterou que o Governo vai continuar “na mesma linha”, fazendo mais e melhor com foco na transformação do país para que as cidades possam ser limpas, verdes, inclusivas e aprazíveis para se viver.

“Desde de 2016 quando começamos com o programa PRRA, São Miguel foi um dos que mais avançou e está na linha da frente do programa (…) e está visível”, declarou.

A título de exemplo de obras realizadas em São Miguel no quadro do PRRA, cujos resultados são “visíveis” apontou estradas, reabilitação de casas de famílias carenciadas, requalificação urbanas de vários bairros, e requalificação das capelas de Flamengos e de Nossa Senhora do Socorro.

Na ocasião, anunciou o arranque da obra de requalificação da orla marítima de Calheta para Janeiro de 2020, tendo ainda reiterado que a asfaltagem da estrada Calheta/Tarrafal consta das prioridades do Governo e que a mesma vai avançar assim que houver um encaixe financeiro.

Corroborando com a ministra Eunice Silva, o autarca micaelense, Herménio Fernandes, afirmou que o município que dirige está na “linha da frente” no que tange à implementação do PRRA, aliás, segundo ele, este programa do Governo tem tido um “grande contributo” no crescimento e desenvolvimento desse município de Norte a Sul.

É que, conforme ele, é graças ao PRRA que hoje São Miguel “é um concelho limpo, melhor organizado, com melhores acessibilidades, com uma melhor iluminação pública, com espaços verdes e de lazer praticamente em todas as localidades”.

Todo esse trabalho que a edilidade tem feito em parceria com o Governo no quadro do PRRA, de acordo com o executivo camarário, visa melhorar a qualidade de vida dos munícipes, dos que trabalham e visitam este concelho, e ainda tem como objectivo melhor o ambiente de negócios.

Relativamente ao fórum, Herménio Fernandes disse que a realização do evento vem naquilo que é a estratégia da edilidade em construir esse município que é trazer para o debate todas as partes interessadas na construção da cidade de Calheta e do município de São Miguel.

As contribuições saídas do fórum, cuja abertura foi presidida pela coordenadora das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, segundo o executivo camarário, servirão de “imputs importantes” para que possam melhorar o planeamento estratégico e continuar a engendrar estratégias e soluções que serão benéficas para promoção e desenvolvimento desse município.

Divido por três painéis, o evento que decorreu no Salão Nobre dos Paços do concelho, debateu “Infra-estruturas ecológicas em espaços urbanos”, “A importância da valorização do património histórico e religioso na dinamização do turismo: papel PRRA”, e “A importância das energias renováveis para as cidades na transição enérgica”.

No mesmo dia, a Câmara Municipal de São Miguel inaugurou o contentor inteligente e assinou um protocolo de prestação de serviços com o Hospital Regional Santa Rita Vieira.

FM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos