Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Miguel/Covid-19: Vacinação nas escolas reinicia com boa adesão

Cidade da Praia, 10 Jan (Inforpress) – A delegada de Saúde do concelho de São Miguel, Ludmila Miranda, disse hoje à Inforpress que a vacinação dos adolescentes dos 12 aos 17 anos, nas escolas, foi retomada com “muito boa adesão”.

Ludmila Miranda quer atingir, rapidamente, uma maior taxa de vacinação das crianças dessa faixa etária naquele município e, para o efeito, reforçou o apelo aos pais e encarregados de educação no sentido de autorizarem e incentivarem os filhos a se vacinarem, visto que a vacinação “só traz benefícios”.

A delegada de Saúde disse que vai continuar com a estratégia adoptada pelo Governo, que apostou na campanha de vacinação nas escolas, como forma de melhorar os números da vacinação no concelho de São Miguel que, neste momento, está entre os municípios com taxa mais baixa, segundo os últimos dados da Direcção Nacional de Saúde (DNS).

A delegada de Saúde daquele concelho explicou, em declarações à Inforpress, que a vacinação na adolescência começou “há pouco tempo” e as escolas, que é onde há a maior concentração de adolescentes, estavam em período de férias, por isso, a taxa “ainda é um pouco baixa”.

“Mas temos boa adesão, estamos em crescimento, em melhoria e acredito que até à próxima semana já teremos uma taxa muito melhor, uma vez que as escolas já reiniciaram e assim poderemos encontrar um maior número de adolescentes para vacinar”, reforçou esta responsável.

“Apelo também aos alunos a se vacinarem porque os benefícios da vacinação já são visíveis neste combate contra a pandemia da covid-19, por isso devem aderir em massa à nossa campanha de vacinação”, exortou.

De acordo com os últimos dados da DNS, os concelhos do País que ainda têm menor taxa são: São Miguel com 32,8 por cento (%) (561), Santa Catarina de Santiago com 19,0% (969) e São Salvador do Mundo com 17,4% (178). 

São Lourenço dos Órgãos continua o primeiro concelho em taxa de cobertura da primeira dose, com 87,7% (751), seguido do Tarrafal de São Nicolau com 87.1% (505), Paul com 82,1% (506), Ribeira Brava com 79,1% (572), Ribeira Grande, com 78,8% (1.412), São Domingos com 78,1% (1.416), São Vicente com 77,9% (6.147), Brava com 75,6 (499), Maio com 72,8% (609) e Porto Novo com 70,2% (1.356).

Segundo a mesma fonte, Praia tem 44% (7.448) e Tarrafal de Santiago continua com 42,4% (965).

No entanto, a DNS informa que, com o início das aulas, as equipas vão retornar às escolas para vacinar os alunos que ainda não foram vacinados e que tenham a autorização dos pais, para além dos postos de vacinação que vão continuar disponíveis para vacinar aqueles que quiserem e que não estejam matriculados em nenhuma escola.

TC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos