Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Miguel: Câmara Municipal entrega embarcações a pescadores e arcas a peixeiras

Calheta,  25 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Miguel fez a entrega de duas embarcações aos pescadores e de arcas congeladoras às peixeiras do concelho para melhorar as condições da pesca, conservação do pescado e para o benefício da comunidade.

O acto da entrega contou com a presença do secretário de Estado da Educação,  Amadeu Cruz, em representação do secretário de Estado da Economia Marítima, do presidente da câmara municipal, Herménio Fernandes, munícipes, pescadores e peixeiras.

Para o edil, a “entrega simbólica” para a comunidade piscatória de Achada de Monte vem na linha daquilo que são os seus compromissos para desenvolver a actividade piscatória no concelho.

Segundo Herménio Fernandes, nesta região a pesca é uma actividade económica “muito importante”, que emprega “muitas pessoas” e “garante rendimento” para as famílias.

Considerou que se trata de um “factor importante” na luta contra a pobreza, que afecta ainda “uma boa parte” de homens e mulheres que trabalham na actividade piscatória.

O autarca disse ainda que a “ambição maior” é ter actividades da pesca semi-industrial no concelho tendo para o efeito, no orçamento da câmara para 2019, verba para realizar estudos com vista a construção de cais municipal no conselho de São Miguel.

O secretário de Estado da Educação,  Amadeu Cruz, disse, por seu lado, que esta entrega vai “melhorar a capacidade de resposta” das peixeiras e dos pescadores quer em condições de trabalho como de conservações do pescado em Achada Monte e no concelho de São Miguel.

Amadeu Cruz sublinha que a pesca é uma actividade “muito importante” para o desenvolvimento de Cabo Verde, não só para as pequenas comunidades e pequenas actividades de pesca, mas para o país em geral.

Os pescadores beneficiados mostraram-se “contentes” com a entrega da embarcação e das arcas, exemplo de que o projecto vem sendo concretizado, e agradeceram o primeiro passo e esperam a sua conclusão, tendo apelado ainda ao “bom uso” dos equipamentos.

As duas arcas frigoríficas ficarão no mercado municipal de Achada Monte, não só ao serviço das peixeiras, como também para toda a comunidade, num projecto foi orçado em cerca de 2.500 contos.

CL/AA

Inforpress/ Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos