São Miguel: Câmara ambiciona uma cidade sustentável com ‘Master Plan’ para Zona Administrativa Especial de Veneza

Pedra Badejo, 11 Jul (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Miguel garantiu à Inforpress que está a trabalhar para transformar a Calheta numa cidade sustentável com a implementação do ‘Master Plan’ para Zona Administrativa Especial de Veneza.

Segundo Herménio Fernandes, o projecto, que já foi apresentado a alguns membros do Governo, demonstra aquilo que é a ambição e visão para o desenvolvimento local de São Miguel, sobretudo para a promoção do desenvolvimento sustentável do município, tendo em conta que se vai instalar serviços públicos e privados numa zona nobre, com melhores acessibilidades e fluxos na mobilidade de pessoas.

“A Zona Administrativa Especial fica aqui onde está instalado o Paços do Concelho. Nós temos na parte sul uma área reservada que era antigo campo de Veneza, que vai dar lugar a espaço para termos o nosso Palácio de Justiça, Conservatória e Registo Notariado tudo num mesmo espaço”, explicou.

A parte sul vai albergar, também, a nova Esquadra da Polícia Nacional, assim como um Centro Cultural, delegação do Ministério da Educação e futura Secretaria das Finanças do município.

“Nos quisemos com esta ideia ou projecto, de facto, garantir a melhor organização dos serviços no município. Aqui temos um conceito de uma pequena cidade administrativa, porque os municípios com uma visão futurista e desenvolvimentista tem que dar atenção ao planeamento urbano”, frisou.

A parte norte vai ser dividida em oito blocos destinados às empresas em espaços “bem posicionados e organizados”. Esta área vai albergar ainda habitações de luxo e vários negócios.

“Este ‘master plan’ cria aqui uma grande oportunidade para a instalação dos serviços em lugares condignos, bem posicionados, mas também cria oportunidades para as construtoras e empresas de imobiliária e traz novas oportunidades porque reconstruir ou construir cria novos mercados e mais oportunidades de emprego e criação de riquezas”, garantiu.

Este ‘master plan’ demonstra claramente que nós temos um pensamento estratégico, temos um caminho a delinear para o futuro do município e é neste contexto que nós estamos a trabalhar, almejando uma cidade e um município altamente competitivos, porque nós estamos a atrair grandes investimentos”, enfatizou.

Com estes investimentos, a autarquia quer transformar a cidade da Calheta numa das mais bem organizadas do País.

WM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos