São Miguel: Achada Monte ganha obras de requalificação urbana orçadas em cerca de oito mil contos

Pedra Badejo, 08 Mar (Inforpress) – A comunidade de Chão de Cruz, em Achada Monte, município de São Miguel, ganhou hoje as obras de requalificação urbana e ambiental orçadas em cerca de oito mil contos, para melhorar as condições de vida dos moradores.

Em declarações à Inforpress, após o acto da inauguração, o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, assegurou que se trata de uma “obra emblemática”, que vai trazer mais qualidade de vida para os moradores, assim como “maior competitividade” e um ambiente mais saudável”.

“É uma obra que, de facto, vai tornar esta vila, que está em crescimento, cada vez mais forte”, garantiu, realçando que o objectivo da autarquia é levar melhores condições de vida para todas as localidades.

Segundo ele, a vila de Achada Monte foi criada em 2014, mas não tinha infra-estruturas condignas que a identificava a zona como uma vila.

Neste sentido, o autarca demonstrou que a sua liderança levou para aquela comunidade a delegação municipal, assim como serviços financeiros e da casa do cidadão.

“Portanto, é o nosso compromisso trazer melhores qualidades de vida”, transmitiu acrescentando que tudo isso representa a ambição de transformar São Miguel num município mais competitivo.

A requalificação urbana da comunidade de Chão de Cruz contempla calcetamento de ruas, construção de muros, espaços verdes, criação de passeios, assim como escadarias de acessibilidade.

Por sua vez, o ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afiançou que estas obras são frutos da “boa parceria” entre o Governo e as câmaras municipais.

“Em parceria com os municípios, conseguimos, de facto, nos últimos quatro anos, melhorar substancialmente o ambiente, saneamento e qualidade de vida em todos os municípios do país”, reforçou.

O governante mencionou os valores do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRAA), assim como dos fundos do turismo e manutenção rodoviária, transferências directas para os municípios e realçou a isenção do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) em todos os investimentos municipais, que, no seu entender, permite as edilidades terem maiores capacidades de trabalhar.

Entretanto, o mesmo defendeu que é necessário melhorar e consolidar esta parceria. Aproveitou a ocasião para voltar a anunciar a asfaltagem da estrada que liga os municípios de Tarrafal e São Miguel.

Fernando Elísio Freire adiantou que a partir de 2021 até 2026 o Governo vai reunir com todas as autarquias para voltarem a programar novos investimentos.

A moradora Maria da Conceição, por sua vez, reconheceu que este trabalho melhorou a comunidade de Achada Monte em vários aspectos, uma vez que, segundo ela, antes era uma comunidade que estava perdida, mas hoje uma é uma zona “bem-apresentada”.

Mas, no entanto, apelou às mais intervenções para que Achada Monte continue a tornar cada vez “mais bonita”.

WM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos