São Lourenço dos Órgãos: Projecto REFLOR-CV realiza primeira plantação da planta de futuro “Dragoeiro” nas escolas

Órgãos, 06 Nov (Inforpress) – O projecto “Reforço da capacidade de adaptação e resiliência no sector florestal em Cabo Verde (REFLOR-CV)” iniciou hoje em São Lourenço dos Órgãos com a plantação da primeira planta de futuro “Dragoeiro” na escola primária de São Jorge.

Este projecto tem como parceria o Ministério da Agricultura e Ambiente, sendo financiado pela União Europeia e executado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Segundo o gestor de projecto, José Castro, esta é a segunda sessão realizada nas escolas, principalmente com foco nas escolas primária e secundária, onde mostram aos alunos um pouco da floresta, a sua diversidade, utilidade e funcionalidade.

Nesta perspectiva, estão a criar “florestas pedagógicas” de novas espécies, cada uma delas bem distintas das outras em termos de funcionamento, origens, significado e conservação da natureza.

José Castro disse ainda que ao longo da vida do projecto vai-se construir a “floresta pedagógica” prevista – uma planta por trimestre -, para poder ter contacto permanente com os alunos para “não perderem o fio à meada”.

Segundo o responsável, no ano lectivo anterior tinham feito a apresentação do projecto aos alunos, explicando-lhes o diagrama do projecto pedagógico.

Nesta primeira sessão, trouxeram a primeira planta, o dragoeiro, uma planta em vias de extinção, “muito simbólico e identificador da Macaronésia e que diz muito a identidade cabo-verdiana”.

Por sua vez, a directora do Pólo de São Jorge, Maria do Carmo, considerou que esta actividade “é importante” e disse acreditar que, por conhecerem tais espécies, por existirem na localidade e, munidos de conhecimentos, os alunos vão passar a valoriza-las e cuidar cada vez mais delas para que não morram.

A mesma iniciativa será lançada em outras escolas, nomeadamente de EBI de São Salvador do Mundo e de Achada Ponta, em Assomada, e também nas ilhas de Boa Vista e Fogo.

CL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos