São Lourenço dos Órgãos: Novo Centro de Saúde será construído dentro de três meses – edil

 

João Teves, São Lourenço dos Órgãos, 23 Jun (Inforpress) – O novo Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, na Ilha de Santiago, vai ser construído dentro de três meses na localidade de Serrado, permitindo a população ter acesso aos cuidados básicos de saúde com melhores condições.

A informação foi dada na tarde de quinta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Vasconcelos, durante a apresentação pública do ante-projecto da construção deste edifício, financiado pelo Fundo Árabe (Fundo Kuwait).

Segundo o autarca, a edificação de um novo espaço é uma reivindicação antiga dos laurentinos, que há muito pediram um centro melhor equipado e com melhores condições de atendimento.

“É uma lacuna que temos no concelho em termos de saúde. Temos um centro de saúde que já está um pouco obsoleto, mas este novo centro é uma mais-valia na melhoria da qualidade de vida dos laurentinos”, disse.

O novo edifício orçado em mais de 80 mil contos, vai ter mais valências, como consultas de especialidades, serviços de consultas programadas de medicina geral, incluindo o seguimento de doenças crónicas, internamento, salas de triagem, informou.

A nova estrutura de saúde, de acordo com o edil, vai congregar cinco blocos, de acordo com as necessidades funcionais, com várias valências técnico-profissionais, desde serviços gerais de prestação de cuidados de saúde, serviços de saúde reprodutiva, serviços de apoio a diagnóstico e tratamento, um bloco destinado à administração do centro e um espaço para os serviços de apoio técnico.

Depois da socialização com os laurentinos do ante-projecto, o autarca informou que vai ser elaborado o projecto final e lançado o concurso para a construção desta obra que terá um prazo de execução de dois anos.

Além da construção, de raiz, de um novo Centro de Saúde, Carlos Vasconcelos, avançou que com a parceria do Ministério da Saúde vão construir Unidades Sanitárias de Base (USB) nas zonas altas do município, como Montanha, Boca larga e Pico de Antónia.

Ainda com o apoio de uma empresa de telecomunicações, a edilidade está a analisar a possibilidade de adquirir uma nova ambulância para o Centro de Saúde.

Presente no acto, o técnico da Direcção-Geral de Planeamento Orçamento e Gestão, do Ministério de Saúde, Miguel Lopes, considerou que com a edificação deste novo centro, os médicos, enfermeiros e técnicos de saúde vão ter todas as condições para prestar um melhor serviço possível à população do concelho.

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos