São Lourenço dos Órgãos: Novo Centro de Saúde inaugurado esta quinta-feira e elevado à categoria de Delegacia  (RECTIFICADO)

João Teves, 20 Jan (Inforpress) – O novo Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, no interior de Santiago, será inaugurado esta quinta-feira, 21, e elevado à categoria de Delegacia de Saúde, informou a edilidade laurentina.

O acto de descerramento da placa desta nova infra-estrutura de Saúde, erigida na localidade de Serrado, está aprazado para as 11:30 e será presidido pelo primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, na presença do ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, e do presidente da câmara municipal local, Carlos Vasconcelos.

Na ocasião, será também empossada a primeira delegada de Saúde, permitindo que o município passe a contar com mais um médico.

Na sua página oficial do Facebook, o chefe do executivo municipal afirmou que a nova infra-estrutura sanitária irá contribuir para “mais saúde, mais autonomia e melhores condições de trabalhos para os profissionais de Saúde no concelho”.

“Obrigado Governo de Cabo Verde, obrigado Ulisses Correia e Silva. Os laurentinos e as laurentinas agradecem e no momento certo saberemos reconhecer”, agradeceu Carlos Vasconcelos.

Com a elevação do Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos à categoria de Delegacia de Saúde, a RSSN passa a ter cinco delegacias de Saúde, um hospital regional e um centro de Saúde – São Salvador do Mundo –, que depende da delegacia de Saúde de Santa Catarina.

A nova estrutura de Saúde, conforme a autarquia laurentina, vai congregar cinco blocos, de acordo com as necessidades funcionais, com várias valências técnico-profissionais, desde serviços gerais de prestação de cuidados de saúde, serviços de saúde reprodutiva, serviços de apoio a diagnóstico e tratamento, um bloco destinado à administração do centro e um espaço para os serviços de apoio técnico.

Trata-se, segundo a mesma fonte, de um edifício que vai ter mais valências, como consultas de especialidades, serviços de consultas programadas de medicina geral, incluindo o seguimento de doenças crónicas, internamento e salas de triagem.

As obras da construção do novo Centro de Saúde local foram co-financiadas pelo Fundo Kuwait e pelo Governo de Cabo Verde, num investimento de mais de 80 mil contos.

Entretanto, antes, às 10:00, Ulisses Correia e Silva acompanhado do titular da pasta da Saúde, Arlindo do Rosário, inaugurará o novo Posto Sanitário de Cancelo, no município de Santa Cruz, financiado pelo Fundo Kuwait, num investimento de 36 mil contos.

FM/HF

Inforpress/Fim

(INTRODUZIU-SE O ACTUAL ÚLTIMO PARÁGRAFO)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos