São Lourenço dos Órgãos: Governo está a remodelar escolas para dar mais felicidade e segurança às pessoas – ministra

 

João Teves, 28 Out (Inforpress) – A ministra da Educação, Maritza Rosabal, disse hoje ao inaugurar as escolas do EBI de São Jorge e Mercado (São Lourenço dos Órgãos) que o Governo está a remodelar as escolas para que as pessoas sintam mais felizes e seguras dentro delas.

A governante fez estas declarações hoje em São Lourenço dos Órgãos durante o seu discurso, no acto de inauguração da escola de Ensino Básico e Integrado (EBI) e do Mercado, na presença de pais e encarregados de educação, presidente de câmara, representante da Bornefonden, alunos e professores.

A escola de São Jorge à semelhança do Mercado recebeu novos pisos telhados, pinturas, portas e janelas, sendo este último contemplada ainda com mobiliários e uma cantina nova e obras de vedação.

As obras de reabilitação dessas escolas custaram cerca de 10 mil contos e foram co-financiadas pelo Governo e Bornefonden e contaram ainda com o “forte engajamento” da autarquia.

“Nós trabalhamos para as pessoas. Estamos a remodelar os espaços para que as pessoas estejam melhores, felizes e seguras dentro delas”, disse, ajuntando que o espaço ora inaugurado vai proporcionar uma melhor aprendizagem aos alunos.

Segundo a mesma fonte, o concelho de São Lourenço tem dez escolas, e de momento seis já sofreram intervenções, assegurando que até o final do mandato vão reabilitar todas as outras restantes.

Por seu turno o delegado do Ministério da Educação (ME), José Maria Pina, que considerou o acto de “enorme importância” para a educação no concelho de São Lourenço dos Órgãos, tendo em conta que as obras inauguradas vão garantir segurança e conforto às crianças e todos os profissionais.

Informou que para que possam reabilitar todo o parque escolar serão necessários 35 mil contos, sendo que já investiram mais de 10 mil contos.

O delegado do ME, que lembrou do estado de degradação de outrora das duas escolas, pediu aos alunos que as conservem.

Já o edil Carlos Vasconcelos disse que o concelho, alunos e a comunidade ganharam uma escola de “qualidade” e que o melhoramento em termos de infra-estruturas educativas são “visíveis”.

O autarca prometeu requalificar toda a área envolvente das escolas e ainda colocar parques infantis.

Para a representante da Bornefonden, Livramento Silva, que apelou à conversação dessas duas escolas, a organização dinamarquesa sai de Cabo Verde com a sensação de que contribuiu para o desenvolvimento da educação no país.

Já os representantes dos pais e encarregados de educação, Paulo Tavares, e dos alunos, Yasmine Freire, atendendo aos reptos lançados, comprometem-se a proteger e cuidar das escolas.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos