João Teves, 01 Out(Inforpress) – A Fundação SimaJúlia, em parceria com a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos (ilha de Santiago), comemorou hoje o Dia Internacional do Idoso com um encontro de convívio e animação cultural, no mercado municipal.
Em declarações à imprensa, a presidente da Fundação, Teresa Mascarenhas, explicou que este evento vai contar com a presença de mais de cem idosos das 22 localidades desse município do interior de Santiago e tem como objectivo proporcionar um dia diferente e de convívio para estas pessoas de terceira idade.
No entanto, lembrou que a instituição que dirige ao longo do ano realizou um conjunto de actividades recreativas, culturais e desportivas, passeio e entre outras iniciativas em prol dos idosos laurentinos.
Por outro lado, apontou reforço alimentar e a nível de saúde como preocupações, mas, no entanto, congratulou-se com o tratamento que os familiares e cuidadores têm tido com os idosos, sobretudo os acamados.
Daí, propor a criação de uma equipa multidisciplinar para descolar periodicamente à casa dos idosos para dar “resposta domiciliária” aos mesmos, sobretudo aos que vivem em lugares de “difícil acesso”.
Paralelemente ao encontro foi lançado um videoclipe para sensibilização das pessoas sobre os idosos denominado “Pega-m na mon” e do projecto “Mimo” que visa atribuir refeições quentes aos idosos acamados e em situação difícil deste concelho santiaguense.
“Mimo é um projecto de afecto e apoio nutricional a idosos mais carentes de São Lourenço dos Órgãos. Este projecto tem por finalidade levar uma refeição quente diária aos idosos que estão em situação mais difícil, tendo em conta que nessa fase de vida a alimentação ajuda e de que maneira”, explicou Teresa Mascarenhas.
Para a materialização do referido projecto, disse esperar contar com a parceria dos três ministérios pilares para esta área, mormente Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Ministério da Saúde e Ministério da Educação e ainda do envolvimento da edilidade laurentina, Cáritas, Delegacia de Saúde local e Cruz Vermelha de Cabo Verde.
A celebração do Dia Internacional das Pessoas Idosas, assinalado hoje sob o tema “A resiliência e contribuições das mulheres idosas”, lembrando o papel significativo das mulheres mais velhas na travessia dos desafios globais e contribuindo para suas soluções com resiliência e força, contou com a presença da secretaria do Estado da Família e Inclusão Social, e do presidente da câmara, Carlos Vasconcelos.
A data foi instituída em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
FM/AA
Inforpress/Fim