Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Lourenço dos Órgãos: Centro de Saúde ganha sala de atendimento específico para pessoa idosa

João Teves, 22 Nov (Inforpress) – O Centro de Saúde São Lourenço dos Órgãos ganhou hoje uma sala de atendimento específico para pessoa idosa, visando melhorar a prestação dos cuidados integrados à saúde da pessoa idosa na atenção primária.

Na ocasião, a delegada de Saúde substituta de São Lourenço dos Órgãos, Vanessa Rocha, informou que a abertura dessa sala, com três compartimentos, uma para fisioterapia, outra para estomatologia e para oftalmologia vai permitir que tenham consultas de seguimento, controlo de várias doenças e ainda promover a saúde.

Por outro lado, explicou que no âmbito do mesmo projecto, em parceria com a autarquia lourentina, vão também estar no terreno para promover a saúde, actividades ligadas ao sector e assistência social aos idosos desse município do interior de Santiago.

Adiantou ainda que este projecto-piloto vai beneficiar pessoas idosas a partir dos 60 anos, a nível da saúde mental e física e que os idosos sem mobilidade vão também receber visitas domiciliares dos cuidadores.

Por sua Vez, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, Carlos Vasconcelos, disse que este é mais um “projecto importante” que chegou ao município para trazer mais acesso à saúde, neste caso para os idosos.

O acto de abertura da referida sala, seguido de um atelier de capacitação dos cuidadores formais para implementação da atenção integrada para a pessoa idosa (ICOPE), foi presidido pelo director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, e contou também com a presença do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Daniel Kertes.

A abertura do referido espaço enquadra-se no âmbito da implementação do Plano Estratégico Nacional para o Envelhecimento Activo e Saúde dos Idosos 2017-2021 (PENEASI), do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Oeste Africana da Saúde, e baseado na estratégia da Atenção Integrada a Pessoa Idosa (ICOPE).

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos