São Lourenço dos Órgãos: Autarquia entrega 63 habitações reabilitadas num investimento de 22 mil contos

Pedra Badejo, 25 Ago (Inforpress) – Sessenta e três famílias do município de São Lourenço dos Órgãos receberam hoje as suas habitações reabilitadas, em acto promovido pela câmara municipal, que contou com a presença da ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação.

Em declarações aos jornalistas, após o acto de entrega, as beneficiárias mostraram-se satisfeitas, uma vez que antes viviam em “condições precárias”.

Eloisa Moreno, uma das contempladas, lembrou que o vento levou o telhado da sua casa, fazendo a câmara municipal intervir para reabilitar a sua moradia.

A beneficiária mostrou-se feliz por ter hoje a sua casa com melhores condições, mas apelou mais intervenções do tipo junto das pessoas que necessitam.

Por sua vez, Maria Livramento, outra beneficiária, explicou que sua casa era pequena e sem condições, com parede rompido e tecto em risco de desabar.

“Hoje eu posso dizer que a minha casa está um palácio”, garantiu, aproveitando para agradecer todas as pessoas envolvidas no processo de reabilitação.

Outra beneficiária, conhecida por Eurica, disse que a sua habitação tinha madeira velha, parte do telhado partida e não possuía uma casa de banho, mas hoje a realidade é inversa.

“Estou mais feliz e agradeço por isso porque antes deitávamos, mas não dormíamos com medo de amanhecer sem vida”, demonstrou.

A ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, assegurou que as famílias que antes viviam em situação de insegurança têm hoje as suas habitações” dignas para morar”.

“Para além das habitações nós visitamos alguns troços de estradas, um quilómetro cada, são estradas de desencravamento e de acessibilidades para povoações diversas dentro da região”, mostrou, acrescentando que o que aconteceu hoje se está a assistir em vários pontos do território.Segundo ela, trata-se de uma dinâmica que se introduziu na visão de uma “parceria sólida” que, ao seu ver, “tem funcionado bem e tem dado frutos”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, explicou que estas intervenções estão enquadradas num contexto de apoio às famílias que têm problemas habitacionais.

“O nosso objectivo era chegar a 200 casas e conseguimos. Portanto, estamos satisfeitos com este resultado e as famílias também estão satisfeitas”, afiançou, reconhecendo que o município tem ainda um défice habitacional “enorme”, requerendo a reabilitação de cerca de 500 casas.

Segundo ele, além das famílias, os empresários locais também sentiram o impacto deste projecto de reabilitação.

A Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos vai inaugurar esta tarde o centro multiúso da zona de Montanha, um espaço que, segundo o autarca, os jovens aguardavam há muito tempo.

WM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos