São Lourenço dos Órgãos: Autarcas orgulham-se do percurso feito pelo seu município desde 2005

 

João Teves, 09 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos e os eleitos municipais manifestaram-se hoje “orgulhos” do percurso feito por este município, desde da sua criação em 2005, mas almejam ainda atingir novos patamares.

Os autarcas de São Lourenço dos Órgãos fizeram essa revelação hoje nos seus discursos de reflexão sobre o percurso do município, durante a sessão solene comemorativa ao 12º aniversário desse município e à santa padroeira local que se assinala esta quinta-feira.

“Foram longos anos de travessia e de uma caminhada árdua e difícil, porém, valeu a pena chegarmos ao Oásis e estamos perto de atingir a terra fértil do desenvolvimento e progresso deste concelho”, disse o presidente, Carlos Vasconcelos.

Segundo dados estatísticos de 2016, o município tem hoje 7388 habitantes, sendo 66 por cento (%) jovens, uma taxa de alfabetização de 87,4%, taxa de desemprego jovem de 15, 2% e mais de 40 % de população vive na pobreza.

Para o autarca, a realidade socioeconómica do concelho é um paradoxo, visto que “é um município pobre, mas que ostenta grandes potencialidades para a criação de riqueza e desenvolvimento”.

Este paradoxo, segundo considerou Carlos Vasconcelos, não é uma ameaça, mas sim é uma oportunidade, razão por que desde início da sua governação tem dado particular atenção às famílias e as intervenções locais para melhorar as condições de vida dos laurentinos.

Diante desses dados, o líder da bancada do Movimento para Democracia (MpD – que sustenta a câmara), Odair Afonso, afirmou que o município tem pela frente um “enorme desafio”, mas que faltam recursos financeiros capazes de permitir a edilidade trabalhar de forma “desafogada”.

“Se juntarmos esforços e trabalharmos afincadamente com o Governo central que já deu sinais positivos para com os Órgãos e com as imensas potencialidades que temos no concelho, é possível sim alavancarmos o desenvolvimento do nosso município”, disse, realçando que os eleitos do MpD estão disponíveis para colaborar com a edilidade na busca de respostas que melhor se adaptem aos problemas do concelho.

Ao usar da palavra, o líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV- oposição), José António Correia, considerou que a criação do município foi uma das maiores conquistas na história desta antiga freguesia, pois, a partir dali assumiu um papel proeminente na condução do seu próprio destino.

Para este eleito municipal, durante este percurso, cujo destino estava nas mãos do PAICV, São Lourenço dos Órgãos obteve vários ganhos em diferentes níveis.

Entretanto, segundo disse, hoje 11 meses após a governação do MpD, começou-se a cometer graves erros com efeitos perversos e irreparáveis na saúde e na vida de muitas famílias laurentinas, devido a uma gestão “desastrosa e desajustada”.

“O município precisa de um rumo e de uma visão estratégica de desenvolvimento, capaz de transformar as potencialidades turísticas, agrícolas, artísticas e culturais da região em factores promotores de emprego e de rendimento para as famílias”, sublinhou.

Por seu turno, ao encerar a sessão, em representação do Governo, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, disse que o executivo tem um conjunto de investimento que vai potencializar as actividades ligadas ao ecoturismo e ao agroturismo.

Requalificação urbana, requalificação de espaços com vocação turística, desencravamento de localidades com potencialidades agrícolas, criação de capatazes de agricultura, criação da polícia municipal, a manutenção das vias e das estradas, reabilitação de casas e sistema de drenagens de água pluviais são alguns investimentos apontados pelo governante.

Gilberto Silva anunciou ainda que o Governo tem a pretensão de criar uma sociedade de veículo que vai permitir alavancar os recursos do Fundo do Ambiente e do Turismo para que possam acelerar a execução dos projectos financiados, através de contratos-programa.

AM/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos