São Lourenço dos Órgãos: Agricultor perde produção de morango devido a má gestão na distribuição de água

 

João Teves, 08 Jun (Inforpress) – O agricultor de morango em São Lourenço dos Órgãos, Fernando Garcia Correia, disse hoje que, este ano perdeu uma boa parte da sua produção devido a “má gestão” na distribuição da água.

Em declarações à imprensa, Fernando Garcia, mais conhecido por Pina, um dos pioneiros na produção de morango na ribeira de São Lourenço dós Órgãos, assegurou que apesar de vários trabalhos feitos pela delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente para a instalação de novos furos, ainda os agricultores enfrentam problemas de acesso a este líquido.

Segundo disse, este ano iniciou com uma boa produção, mas há cerca de um mês, devido a falta de água viu a sua produção a murchar.

“Não entendo por que num ano em que temos mais água, temos menos água disponível, por causa de má gestão. Este ano, o meu morango já está todo seco e até conservei alguns em estufa para poder ter plantas para a nova produção”, disse, informando que outros agricultores também estão a viver a mesma situação.

Diante desta situação, Fernando Garcia disse que estava decidido a mudar para a produção de cana-de-açúcar, mas, depois de ter reunido com o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente saiu “esperançoso” em continuar com a produção de morango.

Este agricultor com 15 anos de trabalho, pede mais formação para os agricultores na conservação do morango, para que este produto tenha mais durabilidade e possa ser exportado para o estrangeiro.

Fernando Garcia pede ainda as autoridades que implementem o seguro para a agricultura para, em caso de perda de produção, os agricultores não fiquem desamparados.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos