São Loureço dos Órgãos: Presidente do Sindprof visita escolas do município

João Teves, 31 Jan (Inforpress) – A presidente do Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) iniciou hoje uma vista de dois dias às escolas do município de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, para auscultar os problemas da classe docente.

Em declarações à imprensa, Lígia Herbert explicou que esta visita tem como objectivo auscultar os problemas dos professores em relação ao estatuto do corpo docente e levar as preocupações para a tutela no sentido de encontrar resolução imediata.

O Sindprof considera que o estatuto de 2015 colocou em causa algumas regalias e conquistas que os professores tinham adquirido no de 2004 e que deveriam ser salvaguardadas.

Segundo a sindicalista, as preocupações ouvidas dos professores até ao momento foram semelhantes as escutadas em outras escolas visitadas, ou seja, relativamente ao estatuto e as exigências e requisitos exigidos para uma subida na carreira.

Lígia Herbert disse que a visita pretende abarcar todas as escolas do concelho, uma forma de estar cada vez mais perto dos docentes para que saibam que existe um sindicato atento a tudo que diz respeito aos professores.

Salientou, entretanto, que é importante os professores saberem que para além dos direitos também existem deveres que devem ser cumpridos e para depois exigir os direitos com toda a legalidade possível.

A presidente do Sindprof chamou atenção para o caso de professores com licenciatura em áreas técnicas como Engenharia, Arquitectura e Jornalismo, com mais de 20 anos a exercerem como professor e que ainda continuam com o “problema”, visto que ainda são considerados com bacharel e não entram no quadro porque não têm a vertente do ensino.

CL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos