São Lourenço dos Órgãos: Câmara realiza festival do milho e assados no mercado municipal  

João Teves, 30 Out (Inforpress) – A festa do milho que vem sendo organizada anualmente, desde 2009, na barragem do Poilão, este ano será realizada no  mercado municipal de São Lourenço dos Órgãos, com a introdução do componente assado.

A informação foi avançada à Inforpress pelo vereador de Educação, Formação Profissional e Juventude da Câmara Municipal de São Lourenço,  Valdano Furtado, para quem o ano agrícola “não está garantido” e o cultivo de milho atrasado.

“Mas a intenção é promover não só o milho verde mais também tudo que é prato derivado de milho, principalmente o seco, daí a aposta”, concretizou o responsável.

Garantiu que o festival terá milho verde, porque há contactos com alguns agricultores que trabalham no regadio e também com câmaras municipais da ilha do Fogo, que asseguram a oferta de milho para o festival.

Para o  responsável, este ano o festival de milho vai ser realizado no mercado dos Órgãos tendo em conta o desassoreamento da barragem, que impossibilita a realização do evento no local habitual.

Apontou que o espaço onde vai ser utilizado o festival “tem história” e a ideia, apontou, é “dar vida” a um espaço que acolherá “muito bem este grande festival”.

Considerando a falta de milho este ano e uma tradição de assados na região, este será, segundo o responsável, a novidade para este ano, ou seja, a introdução de assados, reforçando o evento com diversidade de ofertas aos participantes.

Mais uma outra novidade, segundo Valdano Furtado, será a participação de todos os municípios de Santiago com stands com seus produtos, marcas e potencialidades, mas também pratos de derivados do milho, e, assim, tornar a festa não só de São Loureço dos Órgãos, mas sim de toda ilha de Santiago.

O espaço físico onde decorrerá o certame, assegurou a mesma fonte, comporta uma estrutura para receber todos os visitantes de forma “tranquila e segura”, para além da articulação com a Polícia Nacional e Protecção Civil na organização do trânsito e parqueamentos, para que o festival decorra “sem nenhum constrangimento”.

Adiantou ainda que o  festival terá  um leque de artistas convidados como Mito KasKas, Fidjos de Belo Freire, Xibiote, Batchart, Gaby Baessa, Batucadeiras do município e talentos de zona.

A festa do milho e assados acontece no feriado de 01 de Novembro, quinta-feira.

CL/AA

Inforpress/ Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos