São João Baptista/Brava: Autarquia e Amisandjon analisam introdução de cavalo nas festas do santo padroeiro

Nova Sintra, 25 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Brava anunciou sexta-feira que a autarquia e a associação Amisandjon estão a analisar a possibilidade de reintroduzir o cavalo a dançar nas festividades de São João.

Francisco Tavares fez este anúncio em entrevista à Inforpress, realçando que o está sobre a mesa para análises e m conjunto procurar financiamento para a aquisição do cavalo, mas também, a câmara deve aprovar um subsídio ao tratador e o preparador do animal para dançar no baile de São João.

Pois, segundo o autarca, é um aspecto da cultura bravense, principalmente da festa de Nhô San Djon, que é preciso recuperar.
Mas Francisco Tavares slientou que na Brava não há nenhum cavalo, daí que a solução passa pela aquisição de um e procurar formas de subsidiar o seu tratamento e treinamento para servir as festas.

Aliás, como já tinha contado o “homem do Mastro”, Henrique Pina, o cavalo que tinha hábito de colar ao som dos tambores era um cavalo branco, educado e bem treinado, que não fazia mal às pessoas, não se espantava com o toque dos tambores e nem tão pouco dos foguetes.

Questionado sobre esta possibilidade, Orlando Burgo, presidente da associação Amisandjon admitiu que é um desejo a reintrodução do cavalo na festa de São João.
Mas relembrou que isto implica outras questões, explicando que não é só a aquisição do cavalo, mas há que pensar no tratamento e automaticamente alguém para se responsabilizar por ele.

“É um assunto que tem sido colocado à mesa, mas é preciso pensar bem para ver realmente o que se pode fazer”, enfatizou este responsável, justificando que “não se pode dizer que vai introduzir o cavalo só por introduzir, porque se for assim poder-se-ia trazer cavalos do Fogo, mas estes não estão treinados para festas de São João”.

Em algumas actividades coladeiras e tamboreiros utilizam-se um “cavalo” de pau, que colocado no meio das pernas ficam a correr a cavalo, imitando a tradição.

MC/JMV
Inforpress/ Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos