São Filipe: Piscina municipal inaugurada no próximo domingo coincidindo com três anos de mandato da câmara  

São Filipe, 15 Nov (Inforpress) – A piscina municipal de São Filipe é inaugurada no próximo domingo, 19, coincidindo com os três anos de mandato da equipa camarária, liderada pelo presidente Nuías Silva.

A infra-estrutura desportiva situada na Achada São Filipe ao lado do Polidesportivo Simão Mendes, ginásio municipal e Centro Cultural Armand Montrond contempla uma piscina semiolímpica com 25 metros de comprimento, cerca de dez metros de largura, um metro e oitenta de profundidade e com cinco linhas de competição e um tanque de seis metros de comprimento, aproximadamente, por cerca de três de largura e um de profundidade para aprendizagem e para as crianças.

No rés-do-chão da piscina está localizada uma loja que ocupa uma área total de mais de 34 metros quadrados subdivididos em espaço multiuso, arrecadação e um caso de banho que foi alvo de concurso público para o seu arrendamento de forma a garantir a maior transparência possível e dar iguais oportunidades a todos os munícipes para concorrer para a exploração da loja.

A construção da piscina municipal representa um investimento inicial de 32 mil contos, sendo 27 mil contos para a execução das obras e cinco mil para o seu equipamento e dispõe ainda de balneários, espaços de lazer com uma esplanada e lanchonete.

A sua construção tem como propósito projetar a modalidade de natação na ilha e na região Fogo/Brava e está enquadrada na responsabilidade municipal na criação de condições para aprendizagem e introdução de natação no município.

O objectivo de ter uma piscina municipal é o de explorar a centralidade desta modalidade que poderá trazer à ilha e ao país muitos sucessos no futuro.

Este ano o campeonato nacional de natação, organizado pela Federação Cabo-verdiana de Natação, terá como palco a cidade de São Filipe.

Inicialmente agendado para primeira quinzena de Novembro a prova foi adiada e acontecerá nos primeiros dias de Dezembro.

Relacionado com a natação, a câmara de São Filipe anuncia inscrição para o curso de nadador/salvador em parceria com o Instituto Marítimo Portuário (IMP) que decorrerá de 27 de Novembro a 09 de Dezembro, sendo que dois dias antes será realizada uma prova de admissão.

A prova de acesso inclui a natação de 100 metros livres no tempo máximo de um minuto e 50 segundos, natação subaquática durante 20 segundos, nadar 25 metros em decúbito dorsal, apanhar objectos a uma profundidade de dois metros e percorrer uma distância de 2.400 metros num tempo máximo de 14 minutos.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos