São Filipe: Economista João Mendes é o mordomo das festas da bandeira de São Filipe de 2018

São Filipe, 01 Mai (Inforpress) – O economista João Mendes, descendentes de família da ilha do Fogo e residente na Cidade da Praia, é o mordomo das festas da bandeira de São Filipe para o ano de 2018.

O administrador da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, disse que o nome do novo festeiro foi consensual e confirmado com a assunção da responsabilidade para a edição 2018 das festas da bandeira de São Filipe, uma das maiores festas tradicionais de Cabo Verde, no Alto de São Pedro, no final das cavalhadas e da passagem do testemunho.

O festeiro para o próximo ano é descendente da ilha do Fogo, sendo que a mãe é natural desta ilha e tem muitos parentes na cidade de São Filipe.

“Sou filho do Fogo, a minha mãe é da ilha e maior parte da família, 80 por cento (%), é da ilha e tenho uma ligação muito forte com o Fogo desde sempre, apesar de ter visitado a ilha pela primeira vez há 30 anos”, disse João Mendes, sublinhando que “a ligação é cada vez mais forte”.

A celebração da festa da bandeira, conforme explicou, é uma tradição familiar, sendo que tio da mãe dele, Braz de Memento, uma referência de tocador de tambor de Cabeça do Monte, celebrava a bandeira de São Pedro, e que a filha dá continuidade neste momento.

Observou que a de São Filipe é outra bandeira com dimensão maior e que assumiu a responsabilidade porque a sua família é empenhada na bandeira desde sempre tendo vários tamboreiros e grandes coladeras, de onde se destaca a celebre cantadeira popular Tintina Mané de Bedja.

Este considera que para uma festa como a de São Filipe está disponível para fazer todo o sacrifício que for necessário, pois segundo o mesmo “é causa de uma vida e todos os recursos que for necessário serão colocados à disposição para realização da festa”, sublinhando que a bandeira de São Filipe conta com ajuda de centenas de voluntários, mas que se for preciso trabalho de profissionais aparecerá recursos para tal.

Esta é a terceira vez que João Mendes participa nas festas da bandeira de São Filipe e só não o fez mais vezes porque o seu trabalho não lhe possibilidade, adiantando que este ano deixou alguns afazeres para participar nas festividades do centenário do desenterro, apesar de inicialmente não estava em perspectiva tomar a bandeira para festejar no próximo ano.

JR

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos