São Filipe: Campanha para mobilização de apoios para jovem acamado há mais de 20 anos com boa receptividade

 

São Filipe, 11 Jun (Inforpress) – Uma campanha de solidariedade para mobilização de meios de apoio a um jovem de 31 anos de idade que se encontra acamado há mais de 20 anos, na localidade de Albarca (ilha do Fogo), originário de família despromovida de recursos, está a ter uma boa receptividade.

A iniciativa é do médio legista, Ledo Pontes, que na última sexta-feira realizou uma visita domiciliária ao jovem, depois de tomar conhecimento da situação de saúde do mesmo e, sensibilizado, desencadeou uma campanha através das redes sociais em vista a apoia-lo, já que a família não dispõe de recursos.

Segundo apurou a Inforpress, há mais de duas décadas que o jovem não teve contacto com um  médico, porque a mãe já não podia traze-lo às estruturas de saúde, e nunca uma equipa médica o terá visitado, já que Albarca é uma localidade de difícil acesso e só recentemente, há menos de dois anos, se deu início à construção de acesso com abertura de um caminho carroçável (só para viaturas com tração).

Ledo Pontes disse à Inforpress que o jovem que está acamado há 31 anos é epilético e com os membros superiores e inferiores atrofiados, possivelmente consequência de sequela de meningite sofrido na infância.

“Ele alimenta-se apenas de líquidos, usa fraldas descartáveis, além de precisar de medicamentos e por isso precisa de apoio de pessoas sensibilizadas já que a família não dispõe de recursos para garantir uma vida com dignidade”, explicou.

Segundo Ledo Pontes, a família precisa também de uma cama especial, com capacidade para subir e descer, e colchão também especial que permite dar banho ao jovem na própria cama, além de outros tipos de apoio.

Lembrou que tem havido há várias reacções de manifestação de apoio por parte de pessoas residentes e na diáspora.

Informou também que um casal do município dos Mosteiros, emigrante nos Estados Unidos da América, manifestou a disponibilidade para oferecer uma cama e o respectivo colchão. Um dos membros deve se deslocar à ilha esta semana para proceder à entrega do material.

Esta segunda-feira o médico vai abrir uma conta numa das instituições bancárias em São Filipe em nome da família do jovem para eventuais donativos financeiros para aquisição de consumíveis, alimentação e medicamentos.

JR/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos