São Filipe: Autarquia inspira-se em Teguisa para candidatura da cidade a Património Imaterial da Humanidade

 

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – A autarquia de São Filipe quer inspirar-se na experiência de Teguisa, município espanhol na província de Las Palmas em Lanzarote (Canárias), para recuperar o património arquitectónico desta cidade de Sobrados, visando a elevação, futuramente, a Património Imaterial da Humanidade.

Esta convicção foi manifestada esta manhã nos Paços do Concelho local, pelo autarca de São Filipe, Jorge Nogueira, durante o acto de assinatura do protocolo de geminação com o município de Teguisa, outra capital administrativa da ilha de Lanzarote e declarada nos anos 80 “Conjunto Arquitectónico Histórico Artístico”.

O edil de São Filipe disse que almeja ver a parte histórica da cidade de São Filipe, recuperada, trabalhada, à semelhança dos primórdios da sua construção, evidenciada por casas com coberturas de telhas francesas (quatro águas), cores bem definidas, varandas em madeiras, ruas cobertas com calcetamento de qualidade e artístico de entre outras particularidades.

Com a assinatura deste protocolo, explica, está-se “a colocar uma pedra muito importante na construção desta sólida amizade e cooperação” e promete tudo fazer para a sua consolidação, face às similitudes entre Canárias, particularmente Lanzarote e Fogo.

Tudo isto por considerar que Lanzarote pela sua maior experiência no campo turístico, porquanto recebe cerca de três milhões de turistas anualmente, poderá dar um “contributo importante” na promoção turística da ilha do Fogo, que acolhe 8 mil turistas por ano.

Para a materialização deste desígnio, atesta Jorge Nogueira, há todo um trabalho de educação e consciencialização da população para a importância de todos colaborarem no sentido de aderir ao projecto que se alarga ao campo de governação, cultural, educativo, agricultura e pecuária.

Este protocolo de cooperação de geminação foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Jorge Nogueira, e pelo conselheiro de “ajuntamento” de Turismo de Teguisa, António Callero e fecha o ciclo de assinaturas de geminação entre as três câmaras municipais do Fogo com outras tantas de Lanzarote.

SR/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos