Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Filipe: Associação “Fogo Solidário” submete um conjunto de projectos à Embaixada da Alemanha para financiamento

 

São Filipe, 16 Mai (Inforpress) – A Associação Fogo Solidário “Afosol”, presidida pelo ex-autarca Eugénio Veiga, submeteu à Embaixada da Alemanha em Dakar e com jurisdição sobre Cabo Verde um conjunto de projectos ligados ao sector produtivo para efeitos de financiamento.

Na sequência da apresentação dos projectos, num total de cinco para a ilha do Fogo e dois para a ilha Brava, cujo orçamento global ronda os sete mil contos, uma delegação da Embaixada de Alemanha chegou segunda-feira à região, com objectivo de avaliar os projectos e em função disso decidir entre o financiamento na globalidade ou de forma parcial.

A delegação reuniu-se, na tarde de segunda-feira, com os beneficiários de Monte Grande, zona sul de São Filipe, cujo projecto visa instalação de uma unidade de transformação de frutas, devendo os visitante se deslocarem esta terça-feira à ilha Brava, onde os dois projectos submetidos a financiamento relacionam-se com a área de pesca e o sector de pecuária, através de introdução de raças melhoradas de caprino.

Na ilha do Fogo, os projectos, além de instalação de uma unidade de transformação de frutas, abarcam a pecuária, com introdução de raças melhoradas de caprino para os deslocados de Chã das Caldeiras que residem na zona sul de São Filipe.

O sector da panificação, para um grupo de Pedro Homem, aviário com galinhas poedeiras nas comunidades de Velho Manuel e Cabeça do Monte e apoio aos pescadores da cidade de São Filipe, com destaque para o sector comercial , com a criação de uma capacidade de stockagem para venda posterior e também através de aquisição de materiais de pescas, fazem parte do projecto submetido à Alemanha para financiamento.

Alguns dos projectos foram apresentados pelas associações de desenvolvimento comunitário, sob a coordenação de Afosol e outros pela própria instituição, sendo que o valor para cada projecto ultrapassa os 800 contos, contando com a contribuição dos beneficiários.

Além destes projectos, a Afosol, submeteu, a um outro parceiro, um projecto mais estruturante e que visa a elaboração de novos roteiros turísticos para as ilhas do Fogo e Brava e que aguarda pelo eventual financiamento.

No passado recente, a Embaixada de Alemanha financiou um projecto no sector da pesca que beneficiou os pescadores da comunidade piscatória de Salinas, zona norte, em que foram distribuídos materiais de pesca e reparação de embarcações de boca aberta.

Além deste projecto financiado pela Alemanha, a Embaixada de Áustria financiou há cerca de dois anos o projecto de reabilitação do sistema de captação de água na zona de Curral Fumo, nas proximidades de Velho Manuel, norte de São Filipe.

Através de parcerias , a Afosol promoveu outras acções, como a formação de três jovens na área de carpintaria, corte e costura para jovens do sexo feminino , visando a criação de uma espécie de cooperativa para criar mercado próprio para produção e comercialização dos produtos, e a habitação social (melhoria e reabilitação da casa de uma família do bairro de Pé de Campo, através dos fundos mobilizados junto da comunidade cabo-verdiana radicada nos Estados Unidos da América).

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos