São Filipe: Apanha de areia na praia de Fonte Bila liberalizada temporariamente na próxima semana

 

São Filipe, 30 Jun (Inforpress) – A apanha de areia na praia de Fonte Bila vai ser liberalizada na próxima semana, de forma temporária, para poder abastecer o mercado e garantir a retoma do sector da construção civil, anunciou a autarquia.

A problemática da suspensão da apanha de areia na praia de Fonte Bila foi objecto de crítica da Comissão Permanente do Grupo por Amor Incondicional a São Filipe (GPAIS) do ex-autarca Luís Pires, na sua reunião de quinta-feira, e em reacção às declarações daquele grupo, o edil, Jorge Nogueira, garantiu a reabertura da apanha de areia.

Segundo o autarca, contactos foram estabelecidos com o Governo porque há uma resolução do Conselho de Ministros que proíbe a apanha de areia nas praias, mas que deixava alguma excepção e com base nisso está resolvida a questão da areia, por um período que está sendo definido.

“O mais importante que resolver o problema pontual da areia, é resolver o problema de forma definitiva, e temos contactos avançados com dois empresários, um para importação de areia e outro para transformação mecânica”, disse Jorge Nogueira.

O edil adiantou que a edilidade colocou um dos empresários em contacto com o Governo e que há neste momento um aval para um empréstimo bancário para a instalação de uma unidade de produção mecânica de areia, visando a resolução do problema de vez.

Nogueira explicou que se trata de “projecto estruturante e não de estar com problemas todos os anos”.

O tempo da apanha de areia vai depender do período de desova de tartarugas, e, por isso, é um prazo curto, mas suficiente para poder abastecer o mercado, sem pôr em causa a questão da praia mas que dará para a retoma do sector da construção civil.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos