Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Domingos/Ribeirão Chiqueiro: Líder comunitário reivindica infra-estruturas desportivas e culturais de referência

Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – O presidente da Associação Comunitária para Desenvolvimento de Ribeirão Chiqueiro (ACSRC) reivindica uma maior aposta nas infra-estruturas desportivas e culturais na localidade, por esta ter “dado ao País” duas grandes referências nestes dois sectores.

Victor Manuel Lopes, em entrevista à Inforpress, apontou o antigo futebolista Rubom Chiqueiro, “que muito deu para o futebol cabo-verdiano, e Mano Mendi, exímio tocador e fabricador de Cimboa, instrumento musical originário da ilha de Santiago.

Para Victor Manuel Lopes, Ribeirão Chiqueiro deveria ter uma infra-estrutura desportiva de referência para eternizar o antigo futebolista e o próprio concelho de São Domingos.

Por isso, denunciou o “estado de abandono” da placa desportiva, sita na zona de Curral Grande, que ficou destruída aquando da passagem do furacão Fred, há quatro anos, e que deste então não recebeu qualquer obra de reabilitação.

“Mesmo os materiais, como a tabela de basquetebol e as balizas, foram removidas e implantadas numa outra placa desportiva e em outra zona”, acusou.

Por outro lado, defendeu que Ribeirão Chiqueiro, por ser a porta de entrada do Concelho de São Domingos deveria estar mais desenvolvido, sobretudo a nível da urbanização para se criar uma outra imagem.

“A autarquia local diz que tem um plano de urbanização que nunca foi apresentado à comunidade e as pessoas têm construído de qualquer maneira, o que tem provado alguns conflitos”, observou.

A nível cultural lembrou que Mano Mendi, como precursor e divulgador de Cimboa, devia ter um maior reconhecimento, bem como a comunidade, que, segundo o presidente da associação, fica arredada de todas as actividades culturais realizadas no município.

Ribeirão Chiqueiro é uma comunidade pertencente ao município de São Domingos, situada na parte central Sul da ilha de Santiago, a cinco quilómetros da cidade da Praia, cuja população vive essencialmente da agricultura e criação de gado.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos