Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Domingos recebe a primeira Sala de Atendimento Integrado à Pessoa Idosa

Cidade Praia, 07 Set (Inforpress) – A delegacia de Saúde de São Domingos passa a contar, a partir de hoje, com uma sala de atendimento integrado à pessoa idosa (SAIPI) no âmbito da promoção do investimento na perspectiva do envelhecimento activo dos cidadãos.

Inaugurado pelo secretário de Estado-Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, a nova infra-estrutura da delegacia de Saúde de São Domingos torna-se na primeira a ser equipada, para responder de forma específica e integral às necessidades de melhoria dos cuidados de Saúde da pessoa idosa e que irá permitir melhorias na capacidade de respostas sanitárias e sociais à população idosa.

Ao considerar que o envelhecimento constitui uma vitória do desenvolvimento socioeconómico e da Saúde pública de qualquer país, o governante referiu que o impacto que esta fase nobre terá na sociedade vai depender, em parte, da natureza das políticas implementadas, da sua implementação efectiva e da sua sustentabilidade. 

Evandro Monteiro fez questão de ressaltar a estimativa que aponta para o aumento considerável do número de pessoas com mais de 60 anos, alegando que, em Cabo Verde, os números acompanham paulatinamente o desenvolvimento do País e que se prevê um aumento significativo desta faixa etária, passando dos actuais 8% da população para cerca de 12% em 2030.

Políticas pensadas com e para pessoas idosas, explicitou, figuram de extrema importância, uma vez que podem proporcionar um envelhecimento com mais saúde, o que, por sua vez, proporciona mais vida e o desejável envelhecimento saudável, “aspecto do carácter sumário para um sistema de saúde que se quer universal, equitativo, responsável e de qualidade”.

Aproveitou a ocasião para garantir que “em matéria do envelhecimento activo saudável, Cabo Verde está seriamente comprometido com as estratégias da OMS para 2030, designado na estratégia do Plano de Acção Global para o envelhecimento e saúde bem como estar alinhado com os ODS”.

Já o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, manifestou a sua satisfação pelo facto de o concelho ser a pioneira na instalação de um centro para atendimento específico para a pessoa idosa, tendo aproveitado o momento para prestar um tributo especial aos profissionais de Saúde pelo árduo trabalho no combate à pandemia da covid-19.

Isaías Varela garantiu que a taxa de vacinação contra a covid-19 no município já ultrapassa os 75%, e expressou preocupação pelo facto de o concelho, com uma população avaliada em 14 mil habitantes, conte com uma população idosa à volta de 6,6 por cento, acima da média nacional, que corresponde a 6%.

SR/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos