Várzea da Igreja, São Domingos, 31 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, defendeu hoje que a potencialização do turismo passa pela parceria público-privada, num quadro de diálogo permanente, com todas as condições para que haja investimentos.
Isaías Varela fez esta intervenção à imprensa, à margem da visita do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, ao concelho de São Domingos, para se inteirar da situação económica e sanitária local.
De acordo com o autarca, a aposta no turismo passa pela parceria público-privado, pois, explicou, o público terá que criar as condições para que os privados possam investir, num quadro de parceria e diálogo permanente.
Neste sentido, revelou que a localidade de Água de Gato vai beneficiar de um projecto de alojamento local, ou seja, o plano é ajudar famílias a criar infraestruturas em casa, com boas condições para receber turistas.
Segundo Isaías Varela, as prioridades neste momento são, sobretudo, na mobilização de água, para o consumo da população e para outras actividades de produção, sendo um município agrícola, que emprega mais de 50 pessoas neste sector.
“A nível da empresa Águas de Santiago (AdS) há um investimento no melhoramento da unidade de produção, agora é preciso aumentar a capacidade e espero que nos próximos tempos possa se materializar”, salientou.
São Domingos é um município rural da ilha de Santiago, com uma área de 137,6 quilómetros quadrados (km²) e cerca de 14 mil habitantes.
A maior parte da sua população ocupa-se de actividades económicas de subsistência, nos sectores de agricultura, pecuária e pesca. A agricultura de sequeiro que ocupa cerca de 95% das terras aráveis é a sua principal actividade económica.
HR/CP
Inforpress/Fim