Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Domingos: Padre Janilson Silva destaca importância da padroeira Nossa Senhora da Luz para os cabo-verdianos

Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – O pároco da paróquia de Nossa Senhora da Luz, São Domingos, padre Janilson Silva destacou, hoje, a importância da padroeira Nossa Senhora da Luz para a nação cabo-verdiana e deixou uma mensagem de “esperança” e acolhimento aos cabo-verdianos.

O padre Janilson Silva falava à Inforpress no âmbito do dia da celebração em honra à Nossa Senhora da Luz, assinalada a 08 de Setembro, que este ano será adaptada devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.

Segundo o pároco, Nossa Senhora da Luz tem uma grande importância, sobretudo para o povo cabo-verdiano, que tem essa “devoção Mariana – Maria que é mãe, que cuida, que é luz e que, principalmente, nos trouxe o verdadeiro sentido da vida”.

Para esse dia, o padre Janilson Silva deixou uma mensagem de esperança, de acolhimento e de cuidado uns com os outros, da mesma maneira que a Nossa Senhora da Luz cuidou de todos, uma vez que, sublinhou, com ela, todos são chamados à esperança.

“Somos chamados a ser um povo de esperança, a ser um povo que acolhe, a ser um povo que cuida, sobretudo, daqueles que muitas vezes a sociedade descarta ou coloca de lado”, pontuou.

Devido a pandemia da covid-19, apesar de o espaço levar muita gente, o pároco explicou que a festa terá duas missas, a primeira esta terça-feira à tarde, a missa da vigília, e a outra será celebrada hoje às 11:00, destinada, sobretudo, para as pessoas de outras localidades, evitando assim aglomerações.

Ainda devido a este contexto pandémico, acrescentou o padre, achou-se por bem não fazer a tradicional procissão.

A missa de hoje será presidida pelo cardeal Dom Arlindo Furtado, na paróquia Nossa Senhora da Luz.

A devoção a Nossa Senhora da Luz teve início em Portugal, quando o país ainda era um reino e investia alto nas grandes navegações e na conquista da África.

TC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos