Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – A ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação indicou hoje que o Governo vai priorizar, em São Domingos, a zona de Praia Baixo, onde comprometeu-se a concluir obras da estrada e conduta de água para Janeiro de 2023.
Eunice Silva deu esta garantia à imprensa, à margem da visita às obras em curso, no município de São Domingos, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade (PRRA), que antecedeu um encontro com o presidente da Câmara Municipal, Isaías Varela.
“Nós, neste momento estamos com algumas frentes aqui em São Domingos, umas que estão com a Câmara Municipal e no quadro do PRRA, que o ministério financia, e estamos com frentes que o Governo está a executar directamente”, explicou.
Segundo a governante, ambas as frentes, quer da câmara quer do Governo, estão a caminhar para o fim, daí a razão desta visita, que tem por objectivo analisar os projectos prioritários que podem ser contemplados no novo pacote de lançamento.
“Efectivamente, a câmara apresentou vários projectos, sejam de desenvolvimento urbano, sejam a nível das estradas e de acessibilidades”, avançou, indicando que são muitos, pelo que estiveram a definir por ordem de prioridades, tendo dado garantia do Governo de que vão priorizar a zona de Praia Baixo.
Eunice Silva reconheceu que a obra de asfaltagem da estrada Praia Baixo já deveria estar pronta agora em Outubro, mas, prometeu que em Janeiro do próximo será concluída, uma vez que, justificou, tiveram que trabalhar no processo da conduta de água solicitada pela comunidade e pela própria câmara, o que acabou por atrasar o término da obra.
“Nós vamos introduzir e fazer a conduta em paralelo com a obra, de modo que em Janeiro teremos não só a estrada totalmente asfaltada, mas também a conduta da água”, prometeu a governante, lembrando que todas as obras sofreram atraso com a covid-19, mas, assegurou que já há recurso mobilizado e que todas as obras já foram retomadas.
Entretanto, a ministra sublinhou que leva deste encontro um conjunto de ideias de projectos que ficam a aguardar o momento certo, quando houver possibilidades de avançar.
O presidente da câmara de São Domingos, por seu lado, afirmou que o encontro traduz-se numa abertura de oportunidade para expor as preocupações e prioridades de um município próximo da capital e com muitas potencialidades e desafios, sobretudo de acessibilidades.
Isaías Varela salientou o “alinhamento” entre a câmara e o Governo em termos de prioridades para intervenção nos próximos tempos e mostrou-se ciente que, apesar da conjuntura em que se vive não ser favorável, essas prioridades sairão do papel, porque “há essa boa vontade de ambas as partes”.
ET/CP
Inforpress/Fim