Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Domingos: Câmara Municipal promove fórum de mobilização de parceiros para relançamento da economia local

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Domingos promove esta sexta-feira e sábado o fórum de mobilização de parceiros para o relançamento da economia local, que visa partilhar com os parceiros os desafios e as potencialidades do município.

Em declarações à Inforpress, o presidente da câmara, Isaías Varela, explicou que pretendem com esta iniciativa, que se realiza sob o lema “Inovar para transformar São Domingos”, mobilizar parceiros, locais, nacionais e internacionais de desenvolvimento no processo de planificação e implementação do programa de governação local.

“O que nos motivou é a vontade de introduzirmos uma nova forma de fazer política no nosso município, porque a câmara sozinha não consegue, é preciso sim, abrir a sociedade, fazer com que todos os actores da sociedade civil engajam neste processo”, explicou.

Durante o encontro será feita a recolha de subsídios para a definição de uma agenda conjunta para a execução das actividades, visando garantir a criação de condições para a implementação dos projectos socializados.

“Vamos reunir à volta da mesa os parceiros de desenvolvimento para junto apresentar os problemas e procurar soluções, tendo em conta um forte plano estratégico que a Câmara Municipal de São Domingos já elaborou, alinhado aos documentos de vulnerabilidade tanto nacional como também agenda 2030, para materializarmos os projectos e programas para o desenvolvimento local”, acrescentou.

Isaías Varela apontou a questão do planeamento e ordenamento do território, infraestruturação do município, empoderamento das empresas e famílias, investimentos emergenciais, formação profissional como alguns dos eixos prioritários do desenvolvimento local.

O fórum terá diferentes painéis, com temas relacionados com o turismo, agropecuária, planeamento territorial e infraestruturação municipal, economia digital, as indústrias criativas e desenvolvimento social.

O presidente da Câmara Municipal de São Domingos indicou, por outro lado, o desemprego, falta de água para o consumo e prática da agricultura, acessibilidade, habitação social como maiores desafios que o município enfrenta neste momento.

O fórum é organizado pela Câmara Municipal de São Domingos e cofinanciado pelo Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, em parcerias com várias instituições nacionais.

A cerimónia de abertura, que terá lugar em Rui Vaz, será presidida pela ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos