Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: “Viver em Santa Isabel está cada diz mais difícil”, alerta representante da comunidade

Porto Novo, 29 Abr (Inforpress) – O presidente da Associação dos Agricultores e Criadores de Gado em Santa Isabel, Santo Antão, Benvindo Melo, disse hoje que viver nessa zona isolada está “cada vez mais difícil”, situação que tem acentuado o êxodo dos habitantes. 

Santa Isabel, onde “falta tudo”, tem, nesta altura, pouco mais de uma centena de habitantes, que está a deixar essa localidade, a qual “caminha a passos largos para o despovoamento”, alertou Benvindo Melo.  

Os jovens abandonaram a zona, mas, ultimamente, tem-se notado a saída das pessoas de todas a idades, porque as condições de vida estão a deteriorar-se dia após dia em Santa Isabel, avançou ainda o responsável, que recordou o facto de a escola local ter sido encerrada há três anos, por falta de alunos. 

“Está a ser muito difícil viver em Santa Isabel, uma zona isolada, com único acesso feito através de um caminho vicinal em péssimas condições, sem luz eléctrica, sem uma unidade de saúde, com as habitações degradadas, com dificuldades no abastecimento de água”, explicou o representante da comunidade, que se diz, também, preparado para deixar a comunidade.

“Dentro de pouco tempo, penso também sair desta zona, porque a vida está muito complicada aqui”, avançou Benvindo Melo, que se prepara para viver na cidade do Porto Novo, onde está a construir uma habitação. 

A própria agricultura na zona está a passar por “dias difíceis” devido a pragas, avançou o responsável, adiantando que, a nível de abastecimento de água, as pessoas têm que percorrer “grande distância” para conseguir o líquido precioso.    

No seu entender, a população local “se cansou de pedir a quem de direito para olhar para Santa Isabel”, onde falta tudo: estrada, saúde, luz eléctrica, emprego, água para consumo.

JM/AA

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos