Santo Antão: Vinte e nove guias turísticos recebem certificado de formação profissional

Ribeira Grande, 29 Nov (Inforpress) – Vinte e nove guias turísticos da ilha de Santo Antão receberam os certificados de formação profissional “Guia de Turismo”, promovida pelo Ministério do Turismo e Transporte, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Em declarações à Inforpress no final da cerimónia que aconteceu este sábado, o presidente da Associação dos Guias Turísticos de Santo Antão, Odair Gomes, pontuou que a formação veio um “pouco tarde”, entretanto, acredita que vai ajudar esses profissionais a se prepararem, em todos os “sentidos”, para a nova época do turismo que deverá arrancar em breve.

Odair Gomes afirmou que mesmo com o término da formação, os “problemas” vão “continuar”, visto que o retorno dos turistas à Cabo Verde, na sua óptica, não será um processo “fácil”.

“Este processo vai levar tempo, por isso queremos pedir ao nosso ministério que continue a nos ajudar lá onde for necessário, com os apoios que achar que merecemos, enquanto profissionais e embaixadores do turismo no nosso País” apelou Odair Gomes.

A mesma fonte lançou o repto ao ministro do Turismo e Transporte, para que a carteira profissional “saia do papel”, visando fazer com que a classe possa ser certificada e reconhecida.

Por sua vez o ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos, parabenizou os formados, sublinhando que a formação serviu para “preparar” e “capacitar” os guias para a nova abertura para o turismo.

“O País, para ser um potencial e um destino turístico, deverá passar sempre pela sua qualificação e nós, para conseguirmos robustecer aquilo que é o potencial para o turismo em Cabo Verde, teremos que apostar na diversidade e qualidade. E mais que ninguém vocês embaixadores do turismo no nosso País terão que estar capacitados para dar a conhecer o nosso País”, asseverou o ministro do Turismo e Transporte.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, também parabenizou os guias, referindo que a formação é “fundamental” para que haja “inovação”.

Orlando Delgado disse ainda que a autarquia, nos últimos quatro anos, tem recebido apoio do Governo e que vai continuar a apresentar projectos e requalificar os caminhos vicinais, tendo em conta que a maior parte dos turistas que visitam Santo Antão vem para fazer esses circuitos.

LFS/DR

Inforpress/ Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos