Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Unidade de produção de azulejos é “exemplo inspirador” que estimula a economia verde – Raízes 

Porto Novo, 18 Mai (Inforpress) – A fábrica de produção de azulejos, a partir da reciclagem de plásticos, em Janela, Santo Antão, constitui “um exemplo inspirador” que impulsiona a “economia verde”, estando a contribuir para a redução de plásticos e valorização de resíduos.

A direcção do projecto Raízes (Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo em Santo Antão), através de uma nota, enaltece a importância desta unidade que, a seu ver, está a impulsionar a economia santantonense, contribuindo para a redução de plásticos do ambiente.

A nota surge a propósito de uma visita que os participantes do curso de agentes de desenvolvimento, promovido no âmbito do projecto Raízes, efectuou, esta semana, à fabrica de azulejos, instalada há dois anos, em Janela, no concelho de Paul, um projecto que está a contribuir para reduzir os plásticos em Cabo Verde.

A unidade de produção de azulejos, que foi uma iniciativa da Fundação dos Amigos do Paul na Holanda, financiada pela cooperação holandesa, através da Universidade Tu Delf, em Rotterdam, é já conhecida internacionalmente, estando o produto a ser exportado para os países baixos.

Em Abril, este projecto, já galardoado com medalha de mérito ecológico, pela Câmara Municipal do Paul, foi tema de uma reportagem por parte do jornalista alemão Julien Karl.

A fábrica, que tem capacidade para produzir até 24 mil pedras de diferentes padrões por ano, está a mobilizar parcerias com empresas e instituições nacionais, com vista a livrar o ambiente em Cabo Verde dos plásticos.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos