Porto Novo, 21 Set (Inforpress) – A União Europeia enaltece o contributo que o projecto Raízes (Redes Locais para Turismo Sustentável e Inclusivo) de Santo Antão deu na promoção do turismo sustentável nesta ilha, “trazendo mais rendimentos” às famílias.
Em execução nesta ilha há três anos, o projecto Raízes, já na recta final, “contribuiu para desenvolver o turismo sustentável, trazendo mais rendimentos para muitas famílias”, conforme divulgou a União Europeia, através da sua página no Facebook.
Avançou este organismo que este projecto, co-financiado pela União Europeia, “apoiou a diversificação e qualificação do turismo com base no património e na capacitação das organizações da sociedade civil da ilha de Santo Antão”.
Co-financiado pela União Europeia, em 660 mil euros (72 mil contos), o projecto Raízes consistiu na criação de um plano de acção para o turismo sustentável em Santo Antão, na instalação de centros de turismo e de interpretação, sinalização de rotas e na criação de um portal de promoção de Santo Antão.
O projecto visou ainda a formação de agentes de desenvolvimento local e criação de dois doutoramentos em turismo e ciências económicas e empresariais, que já estão a ser ministrados.
O projecto, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, tem como parceiros o Governo de Cabo Verde, as câmaras municipais de Santo Antão, associações locais, de entre outros.
JM /ZS
Inforpress/Fim