Santo Antão: UCID apela à distribuição de ração para animais na ilha de Santo Antão (c/áudio)

Ribeira Grande, 12 Nov (Inforpress) – O presidente da UCID, António Monteiro, apelou este domingo em Santo Antão, à retoma urgente da distribuição de ração para animais, sobretudo no município do Porto Novo, tendo em conta a perspectiva de mais um ano de seca.

António Monteiro disse à Inforpress que a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) constata, com preocupação, que a seca se prolongou e parece ser pior que no ano passado, razão por que a retoma do fornecimento de ração aos criadores, suspensa desde Setembro, é necessária para minimizar as carências de alimento para o gado.

“Do ponto de vista da UCID, a situação é extremamente grave e requer medidas práticas e muito rápidas para debelar a situação” disse António Monteiro.

O líder da UCID considera que a população do Planalto Norte (concelho do Porto Novo) e de Lagoa (Planalto Leste), afectadas pela falta de chuvas, estão a enfrentar um sofrimento “terrível” razão por que lançou “um veemente apelo ao Governo no sentido de considerar a abertura urgente de postos de trabalho” para que as famílias possam ter os rendimentos necessários para assumirem as suas responsabilidades familiares.

“Voltamos a bater na tecla da qualidade das habitações da localidade de Lagoa onde os tectos das casas continuam a ser um problema gravíssimo” disse António Monteiro adiantando que já denunciou a situação em várias ocasiões, tanto na Comunicação Social como no Parlamento, mas lamenta constatar que a situação se mantém inalterada, já que o Governo “tarda em pôr na prática aquilo que anuncia”.

“Enquanto isso as pessoas vão vivendo com o ‘credo na boca’, com as suas vidas, e as vidas das famílias, em perigo”, denunciou o líder democrata-cristão recomendando ao Governo que use o programa PRRA para resolver o problema porque, conforme disse, “não se pode entender que, em pleno século XXI e 43 anos após a independência, haja pessoas a viverem em situações degradantes”.


HF/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos