Porto Novo, 21 Out (Inforpress) – A Igreja Católica tem tudo pronto para a instalação, este domingo, da paróquia de São João Paulo II, com sede em Ribeira das Patas, interior do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
O acto de instalação da novel paróquia, a primeira criada em Cabo Verde com São João Paulo II como patrono, vai ser presidido pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.
A paróquia de São João Paulo II vai ser, nesses primeiros tempos, dirigida, em regime de acumulação, pelo frei José Pires, que desde 2015 está à frente da paróquia de São João Baptista, na cidade do Porto Novo.
A criação da paróquia São João Paulo não foi consensual entre os fieis em Ribeira das Patas, já que muitos gostariam de continuar com o São João Baptista, como santo padroeiro.
Aliás, Ribeira das Patas, uma povoação com 3.500 habitantes, foi, até 1962, com a criação do concelho do Porto Novo, a sede da paróquia de São João Baptista, criada em 1898.
Porto Novo passa, assim, a contar com duas paróquias, a de São João Baptista, sediada na cidade, e que abrange Ribeira Fria, Ribeira dos Bodes, zona Sul e Tarrafal de Monte Trigo, e a de São João Paulo II, com sede em Ribeira das Patas, que abarca ainda toda freguesia de Santo André.
Para assinalar a criação da nova paróquia, a capelania da Ribeira das Patas tem estado a desenvolver uma série de actividades, com destaque para encontros com os fieis e exibição de filmes sobre o pontificado de São João Paulo II, que começou em 1978 e terminou em 2005, com a morte do ex-papa, o único que pisou, em 1990, o solo cabo-verdiano.
João Paulo II, de nome de baptismo Karol Jósef Wojtyla, teve o terceiro maior pontificado, durante o qual visitou 129 países, entre os quais Cabo Verde.
JM/JMV
Inforpress/Fim