Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Trabalhadores manifestam-se contra “despedimentos ilegais e abusivos” e precariedade no trabalho

Porto Novo, 13 Jan Inforpress) – A cidade do Porto Novo recebeu hoje uma manifestação de trabalhadores santantonenses que denunciaram “despedimentos ilegais e abusivos” de trabalhadores nesta ilha e exigiram a redução do desemprego jovem e eliminação da precariedade no trabalho.

Durante a manifestação, que percorreu as principais arteiras desta urbe, os manifestantes exigiram do Governo a “reposição imediata do poder de compra” que se perdeu desde 2011, queixaram-se da morosidade da justiça laboral e exigiram a instalação, nesta ilha, das delegações da Direcção-geral do Trabalho e da Inspecção-geral do Trabalho.

Denunciaram ainda a situação dos trabalhadores dos Serviços Autónomos de Água e Saneamento em Santo Antão que, alertaram, estão a auferir ordenados abaixo do salário mínimo nacional e queixaram-se da demora na reclassificação dos técnicos operacionais dos serviços locais do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

O secretário permanente do Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA), Carlos Bartolomeu, mostrou-se satisfeito com adesão dos trabalhadores à manifestação considerando que “o pessoal respondeu às mensagens” dos sindicatos responsáveis pela organização da passeata, o que, a seu ver, demonstra que a “situação laboral é difícil e preocupante” nesta ilha.

“A situação não está nada boa”, sublinhou o sindicalista, exortando, por isso, os trabalhadores “a estarem firmes e a deixarem de lado o medo” quando se trata de reivindicar os seus direitos.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos