Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão tem a segunda maior taxa da diabetes do País – estudo

Porto Novo, 09 Mai (Inforpress) – Santo Antão tem a segunda maior taxa do País quanto à incidência de diabetes mellitus (06,1%), ficando atrás apenas do Maio com 07,1%, conforme dados avançados pela Região Sanitária da ilha, citando um estudo sobre esta doença.

“Santo Antão, num estudo feito a pessoas entre os 18 e 69 anos, no que tange à doença diabetes mellitus, apresenta uma taxa de 06,1%, sendo a segunda maior percentagem no País, ficando atrás da ilha do Maio, com 07,1%”, explica a Região Sanitária de Santo Antão, a propósito de um encontro promovido esta semana para adopção de directrizes sobre actividade física e prevenção do sedentarismo em Cabo Verde.   

O encontro foi uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e da Direcção Nacional da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  

A nível da hipertensão arterial, a ilha de Santo Antão ocupa, também, a segunda posição no ranking das ilhas mais afectadas por esta doença, com 34,1%, ficando atrás de São Nicolau, com 42,2%.

“Isso quer dizer que devemos mudar os nossos costumes, praticando hábitos saudáveis para reverter essas percentagens”, referiu a Região Sanitária de Santo Antão, indicando ainda que “demasiado comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde, pode aumentar o risco de doença cardíacas, cancro e diabetes”.

“Limitar o tempo em comportamento sedentário e ser fisicamente activo é bom para a saúde”, alertou ainda a Região Sanitária de Santo Antão.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos