Santo Antão: Técnicos portugueses querem apoiar Amupal num projecto piloto de produção de vinho

 

Porto Novo, 04 Out (Inforpess) – Técnicos portugueses ligados aos sectores de viticultura e vinicultura vão auxiliar a Associação das Mulheres do Planalto Leste de Santo Antão (Amupal) na implementação de um projecto piloto de produção de vinho na “ilha das montanhas”.

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse à Inforpress que essa associação, embora tenha desistido do anterior projecto, por exigir muito dinheiro e não ter encontrado as parcerias desejadas, continua a acreditar que é possível aproveitar a produção de uvas existente nessa localidade, para o fabrico de vinho.

“Desistimos do anterior projecto porque exigia muito dinheiro (dois mil contos), mas continuamos a acreditar que é possível aproveitar a produção de uvas para produzir vinho, pelo menos para os turistas que chegam ao Planalto Leste”, adiantou.

Por isso, a Amupal, criada há cerca de uma década, está a discutir com um grupo de técnicos portugueses ligados à vitivinicultura (viticultura e vinicultura) para levar adiante um projecto de menor dimensão, que consistirá na produção de vinho apenas para o consumo local, no quadro do projecto de desenvolvimento do turismo sustentável do Planalto Leste.

Trata-se de técnicos que já se comprometeram a apoiar essa associação, sobretudo, a nível de formação, segundo Josefa Sousa, para quem existem todas as condições para se apostar na produção do vinho no Planalto Leste, onde existe uma boa produção de uvas, entretanto desaproveitada pelos agricultores.

A Amupal pretende revitalizar o cultivo de uvas nessa localidade, através da recuperação dos terrenos e de construção de um pomar, mas também formar as mulheres, criando assim as condições para o incremento dessa indústria que, segundo a direcção dessa associação, “tem tudo para dar certo” no Planalto Leste.

Além de uvas, produz-se também, em abundância, a maçã e o marmelo no Planalto Leste, produção também sub-aproveitada pelos agricultores.

A Amupal pretende ainda apostar na produção de sumos, através de transformação desses produtos.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos