Santo Antão: Tarrafal de Monte Trigo integra fileiras agrícolas já na fase de estruturação em Cabo Verde

Porto Novo, 14 Mai (Inforpress) – Tarrafal de Monte Trigo, em Santo Antão, é um dos vales que vão integrar as fileiras agrícolas em Cabo Verde, já na fase de estruturação no quadro do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (Poser).

Além do Tarrafal de Monte Trigo, um dos principais vales agrícolas situados no interior do concelho do Porto Novo, a localidade de Moia-Moia, na ilha de Santiago, vai também, nesta primeira fase, integrar as fileiras agrícolas que estão a ser estruturadas nesta altura.

A criação das fileiras agrícolas em Cabo Verde insere-se no âmbito de um protocolo de parceria técnica existente entre o Poser, o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Associação Amigos da Natureza (São Vicente).

O protocolo visa essencialmente contribuir para a estruturação de fileiras agrícolas locais com base nas especificidades típicas das zonas de produção, sendo abrangidas, nesta primeira fase, as zonas de Moia-Moia e Tarrafal de Monte Trigo.

Esta parceria abarca ainda o fortalecimento da organização e profissionalização dos produtores agrícolas, especialmente de jovens e mulheres.

Neste quadro foi já criada no Tarrafal de Monte Trigo uma associação de agricultores que se encarregará da gestão do futuro centro pós-colheita desta localidade, que está na fase de instalação no âmbito do Poser, num investimento à volta de 18 mil contos, que inclui ainda o reforço do cultivo do inhame.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos