Santo Antão/Tarrafal de Monte Trigo: Agricultores e pescadores preveem feira de produtos agrícolas e pesqueiros em Agosto

Porto Novo, 17 Jul (Inforpress) – Tarrafal de Monte Trigo, no Porto Novo, Santo Antão, pode receber em Agosto uma feira de produtos agrícolas e pesqueiros desta ilha, um evento que, segundo os mentores, visa promover os sectores locais da agricultura e da pesca.

A ideia da realização da feira de produtos agrícolas e da pesca foi lançada, em Junho, durante um encontro na cidade do Porto Novo, e os agricultores e pescadores do Tarrafal de Monte Trigo dizem apostados na realização desse evento, que também tem como propósito de promover o potencial agrícola e pesqueiro desta localidade.

O produtor agrícola Elísio Medina, um dos mentores desta ideia, realçou a importância desta feira na dinamização da economia em toda a ilha de Santo Antão e pediu o apoio de organizações que trabalham com os agricultores e pescadores nesta ilha na realização dessa feira no próximo mês.

Tarrafal de Monte Trigo, onde ainda não existe a praga dos mil pés, dispõe de uma associação de agricultores que diz apostada na exportação dos produtos locais para “todas as ilhas de Cabo Verde” e para o estrangeiro.

Odorico Lopes, presidente desta associação, explicou que, com a instalação, ainda em 2022, de um entreposto agrícola no Tarrafal de Monte Trigo, os agricultores vão poder colocar os seus produtos “em todo o território nacional e, quiçá, para fora do País”.

Este responsável disse acreditar que com o apoio técnico do Ministério da Agricultura e Ambiente e de outros parceiros, como o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional de Espanha, é possível fazer chegar a todas as ilhas o inhame e a mandioca, além de outros excedentes.

JM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos