Santo Antão: Taça de Cabo Verde em Xadrez arranca na Ribeira Grande com participação de cinco ilhas

Ribeira Grande, 29 Mai (Inforpress) – A primeira edição da taça de Cabo Verde em Xadrez, disputada entre oito jogadores das ilhas de São Vicente, São Nicolau, Sal, Santo Antão e Santiago, arrancou hoje na Ribeira Grande, Santo Antão, e decorre até 01 de Junho.

À imprensa, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha, disse que as expectativas em relação a este campeonato, que decorre numa das unidades hoteleiras do município da Ribeira Grande, “são grandes” tendo em conta que a competição teve uma “aceitação muito boa”.

Informou que os jogos estão sendo transmitidos em directo nas maiores plataformas do mundo, o que representa uma “boa promoção” de Santo Antão, Cabo Verde e do xadrez nacional.

Por sua vez o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, parabolizou a federação por ter tido a “capacidade de descentralizar esta actividade”.

“A Federação Cabo-verdiana de Xadrez mostrou que todos os municípios estão aptos para acolher actividade a nível do xadrez e também de outras modalidades”, elucidou o edil ribeira-grandense.

Para Orlando Delgado, Ribeira Grande e Santo Antão têm a ganhar com a realização deste torneio pela sua “envergadura”.

“Esse campeonato é uma forma de internacionalizar a nossa ilha porque os jogos estão sendo transmitidos a nível internacional e é uma forma de lá fora as pessoas conhecerem Santo Antão, Cabo Verde e o xadrez nacional”, finalizou o autarca.

 LFS/CP

 Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos