Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: SLTSA reunida na IV Conferência Regional para eleger nova liderança e com muitas críticas à UNTC-CS

Ribeira Grande, 11 Mai (Inforpress) – O Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA) está reunido desde a manhã de hoje na sua quarta conferência regional, na cidade da Ribeira Grande, para eleger a nova liderança.

O actual secretário-permanente, Carlos Bartolomeu Lima Gomes, que é candidato único à própria reeleição, fez um discurso muito crítico em relação à liderança da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) que, em seu entender “não tem desempenhado o seu papel como Central Sindical”, funcionando apenas “na base do pagamento de quotas”.

“A relação da UNTC-CS com o SLTSA seria de apoiar a organização, por exemplo, na procura de outras formas de financiamento”, disse Carlos Bartolomeu, constatando que a Central Sindical “não tem apoiado o SLTSA na vertente capacitação/formação de trabalhadores e dirigentes, nem na procura de possíveis parceiros”.

Carlos Bartolomeu, que é membro do Conselho Nacional da UNTC-CS, denunciou “a não realização das reuniões periódicas” exigidas pelos estatutos da Central Sindical para a apresentação de propostas, discussões e tomadas de decisão, com impacto junto das organizações sindicais, como é o caso do SLTSA.

“A UNTC-CS está à deriva, sem ideias ou um plano de acção prático, que pudesse defender os direitos dos trabalhadores”, constatou Carlos Bartolomeu, exemplificando com “a situação difícil por que passam os trabalhadores cabo-verdianos, a perda de poder de compra ao longo dos anos, sem que haja uma posição clara por parte da UNTC-CS”.

A quarta conferência regional do SLTSA realiza-se sob o lema “Um sindicato dos trabalhadores para os trabalhadores” e deve reeleger o secretário-permanente Carlos Bartolomeu, único candidato ao lugar, para mais um mandato de três anos na liderança desse sindicato.

HF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos