Santo Antão: Santanenses clamam pela instalação da TDT na ilha  

Porto Novo, 18 Jan (Inforpress) – Os santantonenses insistem na necessidade de o Governo avançar com a instalação da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Santo Antão, dadas as dificuldades para captar os sinais da Televisão de Cabo Verde (TCV), nesta ilha.

Através das redes sociais, as pessoas, sobretudo, dos municípios do Paul e da Ribeira Grande, têm estado a queixar-se das complicações em captar os sinais da TCV, exortando o Governo a abreviar a implementação da TDT nesta ilha.

Da mesma forma, abordados pela Inforpress, muitos populares reclamam das “condições péssimas”, em que chegam as imagens da TCV às suas casas, como é o caso da Evanilda Silva, em Jorge Luís, no interior do concelho do Porto Novo.

Em outras zonas do interior da ilha nem sequer chegam imagens da TCV, segundo informou Octávio Andrade, residente na zona Norte do Porto Novo.

O ministro da Cultura e Industria Criativas, Abraão Vicente, havia admitido, em finais de 2020, que o atraso na implementação da TDT em Santo Antão se deve à pandemia de covid-19, mas assegurou que os meios técnicos e tecnológicos, para o efeito, já estão nesta ilha.

Além da pandemia de covid-19, também a orografia da ilha e “falta de apoio” dos proprietários dos terrenos têm sido apontados ainda como factores que têm condicionado a instalação dos retransmissores.

Santo Antão vai dispor de 19 postos retransmissores, muitos dos quais já estão montados, aguardando-se  a vinda da equipa de técnicos, proveniente da França, para dar continuidade ao projecto.

JM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos