Santo Antão: Ribeira Grande sem novos casos de HIV há quase três anos – delegada de Saúde

Ribeira Grande, 01 Dez (Inforpress) – A delegada de Saúde da Ribeira Grande, Florentina Lima e Lima, disse hoje à Inforpress que há quase três anos que os serviços que dirige não registaram nenhum novo caso do HIV.

Em declarações à Inforpress, Florentina Lima e Lima disse que, neste momento, Ribeira Grande tem registo de “vinte e poucos” pacientes com idade compreendida entre os 26 e os 52 anos infectados com o HIV.

Entretanto a delegada de saúde da Ribeira Grande afirmou que todos os pacientes diagnosticados com o vírus são “automaticamente” medicados com anti-retrovirais e são orientados sobre a importância do diagnostico precoce do vírus.

A mesma fonte mostrou-se satisfeita com a “boa adesão” dos pacientes ao tratamento.

“Eles são acompanhados por uma equipa multidisciplinar, de três em três meses, mas são orientados a procurarem os centros de saúde, em caso de alguma anomalia”, enfatizou a delegada de saúde da Ribeira Grande.

Para assinalar o dia Mundial da Luta Conta o HIV/Sida, Florentina Lima informou que no decorrer do mês de Dezembro, a Delegacia de Saúde da Ribeira Grande vai realizar uma sessão interactiva com jovens e adolescente para esclarecer algumas “dúvidas” ou “tabus” acerca do vírus.

“No contexto que vivemos actualmente não vamos fazer as feiras de Saúde com despistes, mas preparamos um leque de actividades, como jornais-de-parede que já estão afixadas na Delegacia de Saúde da Ribeira Grande, e ainda estamos a concertar com a radio comunitária local para passarmos informações sobre o vírus” explicou Florentina Lima e Lima.

LFS/HF

Inforpress/ Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos